Blog 2.0

PRATA BABPEAPAZ

 

 

 Lágrimas abundantes deslizavam pela face da bela mulher.

Seu olhar perdia-se ao longe, na beleza do verde que rodeava o castelo. Em sua tela mental   projetava-se uma vida de sonhos e   um  amor  sem limites.      

Fios invisíveis continuariam a atá-los, agora  para a eternidade.

Fora ali, naquele mágico lugar, que viveram os momentos mais intensos e felizes.

 

Henrique  conhecera a cantora lírica italiana,  num espetáculo de dança e de ópera do teatro Scalla, de Milão.

Em meio ao público, sentiu seu coração palpitar   como nunca, quando adentrou e ouviu aquela voz. A beleza  da Maria Callas daquela época, o encantou.

 Cavalheiro de grande elegância e sensibilidade, ao terminar o espetáculo   procurou-a e deu-se a conhecer.

 

O homem romântico que se apaixonou pela  mezzo-soprano, também era  homem de negócios. Ergueu no Brasil um império que modernizou o país. Industrial, banqueiro e político, foi pioneiro em vários setores, a começar pelos navios, os famosos Ita, que inspiraram Doryval Caymmi e se tornaram enredo campeão da Escola de Samba Salgueiro. Suas indústrias foram as primeiras a fabricar aviões genuinamente brasileiros. Quando preciso, trazia do exterior especialistas para produzirem o que fosse necessário. Ele tinha um amor febril pelo nacionalismo, e por incrível que pareça nos dias de hoje, visava o desenvolvimento de nosso país e dos seres humanos.

 

Interessado pelo Brasil e pelos negócios, veio para Santa Catarina. No sul do Estado fundou uma Indústria Cerâmica

que abastecia de louças as suas embarcações. A extração de carvão, servia como combustível da frota de navegação costeira.Construiu um grande porto, que chegou a ser o primeiro do Brasil e o segundo do mundo, no sistema de embarque de minérios. Com seus investimentos na cidade, a vila de pescadores tornou-se município e passou a ter luz elétrica, água potável, hotel e porto.

 

Gabriela, trocou os palcos da Europa  pelo amor do grande brasileiro. Ela ganhou fama de distribuir jóias em festas, tal era a opulência em que viviam.

Foi presenteada com dois palácios pelo amado. Um deles, situado em Lauro Muller, Santa Catarina. O outro, é onde hoje situa-se o parque Lage, no Rio de Janeiro.

 Henrique, empreendedor por natureza, foi um dos empresários mais arrojados e poderosos que o Brasil já conheceu

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

  • PRATA BABPEAPAZ

    Com muito carinho, agradeço aos queridos amigos Mônica, Laís, Margarida e Paolo pela gentileza de seus sensíveis comentários.

    Beijos, 

    Arlete.

  • DIAMANTE BABPEAPAZ

    Um verdadeiro conto de fadas.

    Pena que, muito cedo tiveram que se separar.

    Um lindo conto, querida Arlete. 

    Bjsss, no coração.

  • OURO BABPEAPAZ

    Bonita ou triste história?

    Hoje não se vive um grande amor, principalmente se não tiver dinheiro. E se tiver "parecerá" interesse.

    Deixa para os romancistas de telenovelas.

  • PRATA BABPEAPAZ

    Obrigada, Paolo. Bj.

  • PRATA BABPEAPAZ

    Minha família, por parte de meu marido, sogro e outros parentes conheceram os protagonistas e alguns dos lugares aí citados.  Penso, Laís que nunca é tarde para se viver um grande amor. Conheço moças de uma cidade onde vivi, que fizeram isto. Uma delas já faz quase 30 anos e é feliz. Mora na Grécia, em Athenas.

    Henrique morreu razoavelmente novo. Como não tinha filhos deixou tudo para Gabriela. O governo italiano foi quem impediu que ela ficasse com os bens, por ser italiana. Ela foi de volta para a Itália. Vou tentar descobrir alguma coisa a respeito da continuação.Muito do que ele possuía e projetou ficou com o governo brasileiro, embora ele tivesse alguns irmãos homens.

  • E sempre certeza de prazer desfrutar um texto seu. Já tivera notícias deste romance extraordinário. Vou me aprofundar no tema, impulsionado por esta deliciosa pílula que nos ofereceu. Ibrigado e bjs do amigo Paolo. 

  • DIAMANTE BABPEAPAZ

    Desculpe o atrevimento Arlete!

    Passion! Antes me perece ser mais forte?

    Não sei se é ruim ou progresso...

     Agora, na atualidade, seria difícil uma moça deixar tudo para trás.... e viver um enorme romance??????

    Talvez com os pés mais presos à Terra, ou talvez as múltiplas desilusões...tenham ensinado, ou alardeado às moçoilas, que aos grandes suspiros ...sucedem-se dores atrozes ????

    Adoro colocar se seria a prudência, ou o ardor a melhor opção???

    Não sei!!!!!

    beijos

  • PRATA BABPEAPAZ

    OBRIGADA,LAÍS.

    Sim, em épocas passadas as pessoas sofriam muito mais, até por virtude das leis. Gabriela não herdou nada por ser italiana. O governo italiano não permitia. Eu vi o filme deles, muito bonito no You Tube. Não sei se está lá ainda. Obrigada pelo comentário. beijos, doce amiga. Arlete.

  • DIAMANTE BABPEAPAZ

    Fato real!!!!!

    Verídico e magistralmente narrado!!!!

    Grata Arlete!

    beijos

This reply was deleted.