Sobre mim

Género

Masculino


Localização

Ouro Preto


Aniversário:

Fevereiro 28


1 - Local da residência: cidade, estado e país. Por motivos de segurança, não indicar endereços completos.

Ouro Preto


2 - Como chegaste ao Portal BABPEAPAZ?

Convidado


3 - Minicurriculum:

Brasileiro, goiano, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais), na área de engenharia de minas. Sócio quotista fundador da Jornada Lúcida Editora Ltda. Colaborou em duas antologias e publicou dois livros de poemas lusófonos e tem ainda na gaveta outros três, programados a sair a lume, espaçadamente, até 2018. Uma centena de artigos e capítulos de livros na área de engenharia de minas (em vernáculo ou em inglês), a maioria em coautoria. É membro da Academia de Ciência de Ouro Preto e Região (ACIOP). Crê que o bom uso da cultura e da ciência pode transcender o "Homo sapiens" muito para além dos limites biológicos da ordem dos primatas.


4 - Concordas que utilizarás o Grupo Sensuais e Eróticos SE publicares imagens de nu explícito?

sim, mas não cogito publicar esse tipo de coisa


5 - Link para site/blog próprio.

https://ufop.academia.edu/Jos%C3%A9Aur%C3%A9lioMedeirosdaLuz/Poetry


6 - Insira aqui os links para os teus perfis nas Redes Sociais.

jaurelio@demin.ufop.br


7 - Publica três poemas, textos ou imagens da tua autoria.

"Meu poema virtualmente antropofágico; dá licença?" E havia aquela pedra no meio do caminho. Assim, ante a enorme pedra no caminho, O trajeto bifurcou-se, gerando outro caminho. E, a seu tempo, a cada qual desses caminhos Houve uma nova pedra atravancando o caminho. Bifurcaram-se novamente os dois caminhos Expandindo-se a área palmilhada do terreno Em quatro novos caminhos, que seguiam Em sua função de permitir O avanço do viajor rumo ao destino. E pedras novas postaram-se a meio dos caminhos E novas bifurcações as superaram. Então, entre pedras e bifurcações, alguns caminhos Se fundiram novamente, insulando Os antigos obstáculos E, nesse procedimento recorrente, Ao final se teve esta visão: Em anastomose, facultando todos os itinerários, Um arquipélago fractal De pedras mil aprisionadas Dentro de um mar de caminhos, Resultando – por assim dizer – Mil pedras jacentes ao lado dos caminhos. (Minaçu, 1998; do livro "Tempos de Vindima", de 2014). "Meu mundo e a lua" Lua, minha amada companheira, Tu que és para mim Branca cadela que vagueia à noite, Buscando, no espaço, ninho entre as estrelas, Por que não vens te enrodilhar mansinho Sobre o tapete, ao pé de nosso leito? Faz frio aí fora e a aragem Está de enregelar os ossos! Deixa o apelo das canções da noite Que o vento suscita na ramagem úmida: Que minha vigília vele teu sono E que durmas ao pé de nossa cama, Até que os clarins luminosos da alvorada Te desvaneçam as formas, que, de tua presença, Fique só a impressão de que foi tudo um sonho. Então, a minha mulher companheira Há de acordar, a meu lado, e cheia de zelo, Irá me perguntar se tive insônia... (Belo Horizonte, 1987; do livro "Tempos de Vindima", de 2014). "Pervagância" Visando a não perder os passos pelos descaminhos Desta pluma de tempo a se escoar Da chaminé das horas, Peregrinos em busca de nirvana, Da sombra de oásis a nos dessedentar, Vamos seguindo assim por esta região, Tostada pela seca e na expectância De dias mais úmidos. E eis que, qual novo Leonardo, Em pareidolia reconfortadora, Nas gretas dessa argila de ressecamento, Entre cem grifos, hidras e dragões, Vislumbramos de você tão-que-perfeita Face de mui serena ninfa, sim. Delicada miragem, fantasia, A se esfumar, espadanando-se na bruma, Assim que miramos Para além daquele tremeluzir De éter bailante sobre o difuso Ocre das dunas no amanhã, Colossalmente imemoriais. Concluímos, afinal, que as esfinges, Se é que as há (E dizê-lo dói-nos um bocadinho), Habitam, ao fim e ao cabo, As penumbras de nosso mundo interior; Remirando-nos Desde nossa silente sala dos desejos, Abismais. (Ouro Preto, 2016; do livro "Um óvni em meu jardim",de 2016).


Minhas Conquistas


Pontos ganhos: 12100
TOP BABPEAPAZ

0

0

Comentários dos meus amigos

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

  • BOM DIA JOSÉ AURÉLIO - LINDA QUARTA-FEIRA!
    Julgar não é o aconselhado. Ajudar é o comportamento acertado.
    Eduardo de Azevedo Soares
    3665012609?profile=RESIZE_710x

  • A data em que viestes ao Mundo
    Hoje festejamos unidos contigo
    Desejando-lhe Felicidades
    no apertado abraço AMIGO!!!

    FELIZ ANIVERSÁRIO!

    3544129951?profile=original

  • PRATA BABPEAPAZ
    Que a paz esteja sempre presente em sua jornada...Parabéns por seu dia especial...
  • BOM DIA - BOM CARNAVAL!

    A vida é um "carnaval";

    Pena que de vez em "sempre" algumas máscaras caem...  - Paula Liron 3544125454?profile=original

    Paula Liron
    Frases e pensamentos de Paula Liron.
  • TOP MEMBERS DOMINGO DE CARNAVAL - 6º LUGAR - PARABÉNS!

    3544124556?profile=original

  • Boa Participação

    Obrigada caro José´Aurélio escreveu o que verdadeiramente meu poema quer exprimir a mensagem que deseja deixar a quem o lê na integra e o entende nos dois quartetos e dois tercetos  o que exprimimos do nosso sentimento tem a mensagem nem sempre compreendida pelo leitor . meu caro poeta experiente soube bem encontrar a palavra que exprime o todo.. um forte abraço 

    3544123977?profile=original

  • BEM VINDO POETA JOSÉ AURÉLIO!

    É um prazer receber sua amizade.

    3544104326?profile=original

  • Bem vindo!

  • 3544091330?profile=original

  • PRATA BABPEAPAZ
    Seja bem-vindo...
This reply was deleted.

Mensagem carinhosa para os membros do Portal

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

  • Ontem li alguns poemas de poetas famosos que escreveram poemas dignos daquele poeta de botequim que todos diziam que ele escrevia seus poemas para as perdidas.
  • Eu tenho opinião de que uma convivência amena funciona como
    uma conversa em que dois amigos têm opiniões diferentes.
  • Esperança é uma semente que Deus planta
    em nosso coração para nos dizer:
    "Vai dar certo".
    a todos uma noite iluminada, abençoada...
    Boa noite amigos
    • Ontem eu estava ocupado. Foi bom me desejar uma boa noite, muito obrigado.
  • Quando eu escrevi as mensagens sobre a amizade, o amor, os conhecidos e os saberes eu não estava falando em alguém generalizar alguma coisa.
  • Não é preciso conhecer todo mundo, nem saber tudo para se desejar escrever alguma coisa significativa que contribua para um mundo melhor. É-se preciso ter uma visão de mundo.
  • Vou usar uma palavra bem na moda, contra o meu gosto de andar na moda, porque o amor é universal, mas para sermos democráticos (pronto usei) temos que ser criativos.
  • Eu celebro o amor, mas não desconsidero a realidade da amizade entre uma mulher e um homem, assim como não desconsidero a amizade entre um homem e outro homem. E, desde já, dou nota zero a qualquer manifestação de malícia.
  • O Espinho de hoje...
    será a flor de amanhã!
    Os Sonhos mais ousados
    que nós tivermos ainda
    será pequeno,
    comparado ao que DEUS
    tem para nós Imaginemos
    que a benção que está
    reservada para nossa vida
    é GRANDE!!!
    Bom dia amigos
    • Palavras verdadeiras, sensíveis e que Deus a abençoe Therezinha, seja qual for o seu espinho. Bom dia.
This reply was deleted.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Meus Grupos

Minhas Atividades

José Aurélio Medeiros da Luz replied to JOÃO Pereira Correia FURTADO's discussion O MEU PRIMEIRO “MEIO-DIA” DE ESCOLA in Memórias Prosaicas
"Caro João Furtado: 
Parabéns pelo seu texto deveras tocante, consubstanciando-se em bela pintura. Isso se deve ao substrato das tintas empregadas: a vida, isto é a vida vivida. Abraço do j. a."
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz replied to JOÃO Pereira Correia FURTADO's discussion TRÊS LUNÁTICOS (Micro-conto natalício) in Microcontos
"É uma honra, para mim, cara Chantal; veremos  se minha rede neural natural conseguirá dar conta do recado...Estudarei as regras. Abraço, j. a."
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz replied to José Aurélio Medeiros da Luz's discussion Na estrebaria (microconto natalino) in Microcontos
"Cara Mônica Pamplona: sinto-me muito obrigado pela generosidade do comentário; se este microconto tem seu mérito, isso se deve – não à qualidade do escrevinhador - mas à ternura do tema, com a beleza empática daquela entrega de si mesmo ao semelhant…"
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz replied to José Aurélio Medeiros da Luz's discussion Na estrebaria (microconto natalino) in Microcontos
"Primeiramente, desculpe-me você por não lhe responder antes, pois estou em uma viagem a trabalho, aqui no Planalto Central do Brasil.
Fico agradecido, cara Laís, pelo carinho de suas palavras animadoras.
Quanto ao "J. Luz", geralmente publico como J…"
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz replied to José Aurélio Medeiros da Luz's discussion Na estrebaria (microconto natalino) in Microcontos
"Caro João Pereira: Veja como a há uma força mágica que nos une a todos: quando escrevi o microconto em tela, percebi que lá faltava a saga da jornada inspirada  de Baltasar, Gaspar e Melquior (somente sugerida pelo "brilho das estrelas"). "Talvez, q…"
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz replied to José Aurélio Medeiros da Luz's discussion Na estrebaria (microconto natalino) in Microcontos
"Cara Chantal:  obrigado pelo seu gentil incentivo. E tal é sempre animador, nesse nosso caminhar por vales e serranias, que palmilhamos por missão, mantendo aquele (como você já bem colocou em belo poema)   "equilíbrio, entre rochedos e resvalos!" A…"
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz left a comment for Marcia Portella
"Cara conterrânea Marcia:
Que o sol do Planalto Central brilhe para você ainda durante muitos e muitos anos. Parabéns pelo aniversário! São os votos do j. a."
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on Elisiário Luiz's blog post – Vespertinamente Vem... –
"Bravo Elisiário:
Os pássaros de nossos desideratos, em especial sob a vermelhidão do pôr-do-sol, sempre soem bater asas em busca de horizontes por nós sonhados. Parabéns pelo instigante poema. j. a. (um tanto sumido por estar a apagar incêndios meta…"
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on Antonio Carlos Santos Rocha's blog post As Ilhas de meu Ser
"Caro Antônio Carlos: Parabéns pelo belo e envolvente poema. Deveras, o zarpar com velas pandas através dos vagalhões da vida nos faculta tanto o percurso, quanto o porto buscado. É  como nas longínquas histórias infantis em que navegávamos dentro de…"
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on Elisiário Luiz's blog post – Conquanto Focados Jazem:
"Nos enigmas dos versos, a atualidade da miríade de olhos eletrônicos, que nos seguem, sem nenhuma piscadela,  os desencontros dos gestos e  até dos sentimentos. 
abraço do j. a."
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on Elisa Barth's blog post EL PARAÌSO
"Cara Elisa: tocante texto; o verdadeiro El-dorado que procuramos há eras talvez seja essa imponderável sensação de comunhão e de partilha, passageiros que somos dessa bolinha de gude girante pelo cosmo. Abraço do j. a."
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on Elisiário Luiz's blog post - Ah Essa Fosforescência
"Híper Elisiário:
Belo poema, onde a tropicalidade inebria as névoas convidativas do amor. Abraço do j. a."
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on Elias Antonio Almada's blog post Inocencia atrevida
"Caro Almada: Congratulações pelo belo poema. Junte-se ar angelical e  sorriso maroto e temos uma mulher com todos os sortilégios do gênero. Abraço,
j. a."
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on José Aurélio Medeiros da Luz's blog post Minha cantiga brasilo-galaico-portuguesa
"Obrigado pela gentileza do seu incentivo, meu caro Críspulo. Ainda mais, quando o poema aborda parcialmente um falar quando o português e o castelhano eram ainda mais (que hoje) "romances irmãos", e mal saídos das barrancas do Lácio.
Abraço. j. a."
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on José Aurélio Medeiros da Luz's blog post Minha cantiga brasilo-galaico-portuguesa
"Obrigado, caro Elisiário: bom ver que a nossa "última flor do Lácio", desde os suas primeiras pétalas até a sua atual configuração, com as mil acresções de África, América e Ásia, ainda consegue fertilizar-nos a imaginação. Abraço do j. a. (esse vel…"
7 de Set de 2019
José Aurélio Medeiros da Luz commented on José Aurélio Medeiros da Luz's blog post Estilicídio
"Caros Elías, Margarida e Neuza: obrigado pelas felicitações. 
De fato, Margarida, a chuva tem o condão de nos transportar para o mundo da fantasia; também me cativa muito.
E, cara Neuza, agradeço-lhe o trocadilho lisonjeiro; só espero que meu estapa…"
7 de Set de 2019
Mais…

Categorias das conquistas

- Top BABPEAPAZ -
Destaque conferido pela Criadora da Rede aos poetas, escritores e artistas que se destacarem no mundo cultural e artístico.

- Diamante BABPEAPAZ -
1.000.000 pontos
*
- Ouro BABPEAPAZ -
750 mil pontos
*
- Prata BABPEAPAZ
500 mil pontos
*
Bronze BABPEAPAZ
250 mil pontos
***************
Essas categorias são atribuídas a partir dos níveis de interatividade na rede.

Conquistará uma categoria de BOA PARTICIPAÇÃO quem atingir os 50 mil pontos. Se não lhe foi atribuída nenhuma categoria, participe, ganhe pontos e conquiste uma!

Quer ser um Diamante BABPEAPAZ?
Participe e ganhe pontos!

Recadinhos

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

This reply was deleted.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Últimas atividades

Mais…