Posts de Clevane Pessoa de Araújo Lopes (83)

55 Anos de Poesia

3541737118?profile=originalA Silvi a e todos que mandaram e-mails , cumprimentaram-me aqui no PEAPAZ e telefonaram, muito grata.

Completo seis décadas e meia de vida-das quais, 55 anos, de poetisa.

Na foto, estou com rosas que minha prima de Recife enviou, com bolo e vinho, por um serviço chamado Flores Online que me impressionou:chegou tudo em perfeito estado, numa caixa bem embalada, acompanhada de cartão com montagem de imagens significativas e uma foto minha.

Depois, à noite, vieram filhos, nora, familiares.Sem festa, mas com a alma dançando -uma boa confraternização fraternal.

Aproveito para pedir desculpas pela ausência .Vários motivos, até mesmo machucar os dedos numa queda, mas aos poucos, voltarei a postar e usufruir deste espaço,oferecer a vocês algo do que sei fazer.

Um grande abraço!

Clevane Pessoa 

Saiba mais…

Sim , "somos e seremos ancestraisEdison de Almeida fala do DIA DOS NOSSOS ANCESTRAIS....QUE TAMBÉM SOMOS E SEREMOS...

 

totem-head.jpg
Cabeça de TOTEM(*) -imagem free

Por ser Dia de Finados, passei um bom tempo em meditação, rememorando os amados que se foram, tantos, dos ancestrais aos amigos , dos parentes aos eternos namorados.Acordei com uma sensação boa, a friagem deu lugar a um sol de inverno, que não aquele mas clarei- e isso me lembra um adágio:"Os conselhos da velhice , são quais o sol de inverno:iluminam sem aquecer.Ou seja, a experiência do Outro não satisfaz a sede de viver de per si, as vivências que se lhes apresentam.Então,s e for aconselhar, faça-o, mas sem pressão ou crença de que será ouvido com secura.Nada substitui experiência pessoal, sabemos.
Mais tarde, abro o computador e encontro esse texto de meu amigo Edison Pereira de Almeida, brasileiro que vive na Ilha da Madeira, autor de AVATAR, uma pessoa esplendorosamente vivida.
Não resisto, e além de agradecer o compartilhar dessas palavras, trago-as para cá e vou mandar para mailings e espaços outros.Sim , temos , mas "e seremos ancestrais"...pensem nisso!

Clevane Pessoa
Belo Horizonte, 01/11/11


 

  

 
profile_mask2.png
Édison Almeida
15:38 (0 minutos atrás)cleardot.gif

cleardot.gif
cleardot.gif
para bcc: mim
cleardot.gif
"DIA DOS NOSSOS ANCESTRAIS....QUE TAMBÉM SOMOS E SEREMOS!
O círculo eterno, continuará infinitamente!
E, hoje, dia em que se comemora no mundo dito KAPTHÓLIKUS do Grego ( Universal),a vida ou partida dos que se foram e deixaram imensas recordações, tanto em forma física, como emocional, mental,espiritual , e claro NA NOSSA GENÉTICA.
E, de repente, viajando pelos rincões por onde já viajei físicamente, envolvendo-me com povos , tribos, etnias, natureza, gentes, usos e costumes, me dei conta que a maioria destes povos, convivem muito bem a ANCESTRALIDADE,pois sem ela, nem teriam como dar continuidade a tudo que havia sido combinado antes deles partirem.
Se eu fosse usar exemplos, deste aprendizado creio que ficaria aqui até a OUTRA VIDA, então para resumir, o que mais me chamou a atenção, foi justamente o fato de : SE ELES ESTÃO EM NOSSA GENÉTICA, NÓS SOMOS ELES, e também um dia SEREMOS ANCESTRAIS.
Como será então que iremos ser recordados por aqueles que ficaram e estavam ligados a nós de alguma forma?
Lembro de Touro Sentado, um Chefe Syoux que virou símbolo em NASHUA, terra que simboliza em SYOUX encontro das águas, e até nas Empresas que vieram a nascer com  o mesmo nome; ELE TOURO SENTADO ALI SE ENCONTRA, ....logo à Entrada das empresas Nashua em New Hampshire..com direito a estátua de bronze e tudo mais.
Lembrei dos meus avós, que com imensa simplicidade deixaram um LEGADO DE AMOR E LUZ, que sei lá se os avós de hoje irão deixar, apesar que a pureza das crianças, sempre permitirá a eles deixar grandes legados que em nada se comparam com os bens materiais....
Lembrei da minha mãe que partiu justamente no dia do meu aniversário, 12 de Setembro próximo passado, deixando um tesouro incalculável aos seus descendentes, amigos, companheiros, netos, bisnetos, sobrinhos netos, sobrinhos bisnetos e tudo mais....
E, como a lembrança de tudo isto, ou de todos eles, foi catucando o coração deste BRASILEIRINHO no além mar, esta coisa de um dia vir a ser ANCESTRAL TAMBÉM, deixou-me como que viajando em uma força telúrica de imensa energia....
O que dirão os que ficarão?
Sabe que nem sei o que responder?
Só sei de uma coisa, adoro viajar, e conhecer novos povos, novas gentes, novos rumos, e então, no mínimo dirão:" Ele continua um viajante do espaço!"
E se disserem isto, acertaram na mosca.....
O que eu deixarei?
Sei lá, nem me pre....ocupo com isto,
O que eu fui?
Também não estou nadica preocupado com isto, porque, por melhor que a gente seja, sempre irão encontrar alguma coisa meio torta e claro, ninguém consegue agradar gregos e troianos....ainda mais nos tempos atuais.
O meu legado?
Aí a coisa pega, ah se pega!
Sei que uns dirão isto, outros dirão aquilo, e só mesmo quem comeu comigo , sonhou comigo, caminhou comigo e deu-me a sorte de conviver comigo, poderá , se calhar, compreender o que deixei de LEGADO....mas, no geral, eu nunca fui de me atar a quase nada, nem de ficar preso a ninguém, ou a bens, ou a posses, até porque sou DESAPEGADO POR NASCENÇA.....ou há alguém que fica apegado ao cordão umbilical depois de nascer?Bom exemplo este de desapêgo, falem a verdade!
Assim,vamos aguardar para ver quem serei, depois que todos meus ANCESTRAIS, me reencontrarem lá do outro lado, pois eles eu sei que deixaram um grande legado a mim:
A VIDA, a qual no círculo eterno, continuará eternamente!
Grande abraço a todos!"
Edison Pereira de Almeida.
Saiba mais…
Em Belo Horizonte, lançamento de Yeda Prates Bernis-Plenitude Poética, de Valdivino Pereira Ferreira.Compareça, das 10 às 13 horas.

Biblioteca Estadual, em frente à Praça da Liberdade, ao lado do Palácio .

Ajude a divulgar, compareça se estiver em belo Horioznte.Com oito décadas vividas, a poeta homenageada é excelente em seu estilo.

Saiba mais:

http://blog.pop.com.br/massimus/2011/09/17/sabado-17-de-setembro-comece-com-poesia-livro-de-valdivino-pereira-yeda-prates-bernis-plenitude-poetica/3541678996?profile=original

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Valdivino Pereira Ferreira lança em setembro , na capital mineira, Yeda Prates Bernis-PLENITUDE POÉTICA.

O amor pela poesia de Yeda Prates Bernis, acabou por aproximar duas pessoas que sequer se conhecem pessoalmente:Valdivino  Pereira Ferreira e eu, Clevane Pessoa.  Pela Internet, recebo dele um pedido, creio que há um ano ou mais, para usar como citação, um texto de algum de meus blogs, sobre Yeda.Aquiesci.
Há pouco tempo, ele retornou, com a solicitação de uso no livro, o que muito me honrou.E encheu-me de contentamento.
Por estes dias, recebi o convite abaixo e ontem , nos falamos, pela primeira vez por telefone, ele manifestando o desejo de que eu esteja com ele em entrevista no "Dedo de Prosa", em breve.
Interessante saber que, de Turmalina, um homem apaixonado  pelo estilo de Yeda Prates Bernis, possa promover esse intercâmbio.Há uns tempos passados, em 2005, tive o prazer de encontrá-la na antologia SONATA POÉTICA, onde estou, organizada por Wilmar Silva  (Editora anomelivros ) , a letra "Y" ocupada por ela e outra poeta dos meus tempos de Juiz de Fora:Ymah Théres  (nascida em Lima Duarte ).
Nesta , o doce lirismo dessa belorizontina filha de poeta, se faz presente já no primeiro poememto:
ALQUIMIA
Enterrei meu canarinho
junto à roseira.
Agora a primeira rosa
 vai amanhecer cantando.
Note-se que os versos serão compreendidos pela criança sensível, pelo cientista que quer desenvolver argumentos para a transmigração dos átomos, entre seres, pelos demais poetas, pelos mestres alunos de Letras em busca de metáforas.Por todos que amam a beleza.
Hoje, publicarei ainda este extraordinário poema, fortes signais metafóricos de um sentimento pleno :
ROSA DOS VENTOS
sejam meus pés a minha senda exata
seja tua voz o meu falar isento
sejam teus olhos minha autora intata
seja teu respirar o meu alento
sejam teus músculos minha carne em sangue
sejam tuas mãos meu infinito porto
seja tua dor o meu viver exangue
sejam tuas rugas meu andar absorto
seja teu desalento meu cansaço
seja tua paisagem meu azul
sejam teus sonhos todo o meu espaço
seja o teu norte-sul meu norte-sul.
Depois da pesquisa de Valdivino, ele próprio poeta (vejam a biografia resumida abaixo) , a vitória : o livro vem a lume com a primavera, então, das flores que cantarão e do perfume dos versos, a beleza ecoará e aparecerá melhor pela capital mineira.
Compareça, para estarmos juntos e recepcionarmos o autor e sua homenageada.
Clevane Pessoa
De PEN Clube de Itapira.
Yeda-valdivino-CONVITE..gif
"Turmalina – No próximo dia 17/09, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na cidade de Belo Horizonte, será lançado o livro “Yeda Prates Bernis: Plenitude Poética”, do escritor Valdivino Pereira Ferreira. O autor faz uma análise sucinta, profunda e objetiva da obra da maior poeta mineira da atualidade, ombreando com as estrelas solares da poesia nacional Henriqueta Lisboa, de quem foi aluna e Cecília Meireles. O livro será editado pela editora CBJE, do Rio de Janeiro, com r ecursos do “Fundo Municipal de Cultura de Turmalina”, do “Projeto Resgate Memorial” e das empresas HLH e Constrular. Contando com a apresentação de Elisabeth Rennó, membro da Academia Mineira de Letras, e o prefacio foi escrito pela professora Janeuce Cordeiro, de Turmalina.
O autor do estudo, Valdivino Pereira Ferreira, é bem conhecido no meio, como defensor incondicional da autentica cultura mineira, do folclore regional e a preservação do patrimônio histórico e artístico do vale do Jequitinhonha. Criou e coordena o “Projeto Resgate Memorial do Vale do Jequitinhonha, Norte e Nordeste de Minas”, elogiado por vários intelectuais de Minas, tais como Murilo Badaró, Oiliam José, José Afrânio Moreira Duarte, Ângelo Osvaldo de Araujo Santos, Aluizio Pimenta e outros.

Além de folclorista e pesquisador de história e genealogia, o autor pertence a várias entidades nacionais, tais como o Colégio Brasileiro de Genealogia (RJ), ao Instituto Genealógico da Bahia (IGB), Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Instituto D. Isabel a Redentora do Rio de Janeiro (IDIISABEL), Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Associação Brasileira de Pesquisadores de Historia e Genealogia (ASBRAP), Clube Brasileiro de Genealogia (CBG). Já escreveu livros de poemas (Ofertórios, 1992, edição do autor; "flores de aço", 2008, idem), ensaios biográficos ("Francisco Badaró Jr.: Uma biografia", 2001, prêmio da AML e da Secretaria de Estado da Educação; "Afonso Arinos: Um intelectual na política", 2006, editora Litteris) e genealogia ("Genealogia norte mine ira", 2003, grafica urgente, diamantina).
Informações pelo telefone (0xx38) 3527-1015/"
e-mail: valdivinof@bol.com.br
Saiba mais…

Muito queridos amigos e amigas do PEAPAZ:

 

Venho de ler/ver  suas lindas mensagens , imagens pelo meu aniversário e agradecerei a cada uma, pessoalmente.Aproveito para sempre enaltecer o trabalho de Silvia Motta, que "não deixa passar nada" sem comentar.LINDÍSSIMO SEU CARTAO POEMA.E TUDO MAIS.E quero desculpar-me por andar um pouco afastada, é que estou engolfada no trabalho, com revisões, orelhas, prefpacios, ilustrações- o que gosto muito de fazer.Anteontem, concluí uma leva...e recebi mais um livro para revisar.

Mas, assim que puder, estarei novament ena ativa.Hoje, em meu niver, comemoro a chegada dos primeiros exempalres de CENTAURA, que editei pela PRAGMATHA, de Porto Alegre, com capa de meu filho Allez Pessoa.Nos Juegos Florales del aBrace, sairá, pela editora da entidade, que represento aqui, meu Lírios Sem Delírios.Será lançado em Montevidéu, espero que alguns peapazeanos possam ir.Vou publicar o release.

 

Mas confesso que faço tudo sem stess, pois só tnho feito o que amo, para pessoas de quem gosto .Ando livre para voar.ASSIM , MEUS LUTOS ESTÃO SE AMAINANDO.

é MUITO BOM CONVIVER COM VOCÊS, NESTE ESPAÇO DE HARMONIA.

 

OBRIGADA POR TUDO, POR EXISTIREM ASSIM BELOS POR DENTRO E POR FORA.3541669471?profile=original

 

BOM FINAL DE SEMANA E ALGUMAS FOTOS COMPARTILHAR COM PARA VOCÊS.A CAPA DO NOVO LIVRO, DA REVISTA LOGOS, DE POESIA, DE S.LUIZ, MA ONDE ESTOU, EDITADA POR KIKO CONSULIN, COM POEMAS(JÁ MOREI NA LINDA "ILHA DO AMOR, TERRA DE GONÇALVES DIAS-E ALI FIZ NOTÁVEIS AMIZADES) 3541669618?profile=original

Saiba mais…

 

 

 


Amigos:agora, meu livro O Sono das fadas em edição digital:

http://issuu.com/redecatitu/docs/osonodasfadas


Amigos do PEAPAZ:

Com prazer, disponibilizo para bibliotecas virtuais, escolas - e seus filhos, netos, filhos de amigos, sobrinho,amiguinhos , meu livro O SONO DAS FADAS (selo catitu) , em e-book, pela Rede Catitu-trabalho de Marco Llobus.

As ilustrações são bordados e bonecos da talentosa e criativa artesã mineira Angélica Rodrigues, fotografados por Marco Llobus.

Prefaciadores e comentadores no livro :L.P.Baçan-(criador da primeira versão digital, antes da edição em papel, váriuos anos antes ) ;Brenda Marques Pena (Presidente do Instituto Imersão latina-IMEL) ;Bilá Bernardes (Cônsul em Minas de Poetas del Mundo).

Marco LLobus (presidente da Rede Catitu), poeta e fotógrafo, artista visual, deu-me uma grande alegria com a edição desse meu livro agora, disponizado na forma de livro virtual:
3541655987?profile=original3541656073?profile=original

http://issuu.com/redecatitu/docs/osonodasfadas



O SONO DAS FADAS (quase esgotado) foi lançado em 2009, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro ,no estande da oficina Editores.E já correu mundo, em especial para os países lusófonos, levados pelos presentes no I EELP (I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa), no qual fui homenageada pela minha contribuição à Língua Portuguesa-em Natal-RN, enviados pelo Correio, etc,etc.

O SONO das FADAS foi escrito para cianças até cem anos-ou mais...

Cordialmente:

Clevane Pessoa

Ajude-nos a repassar, divulgar, hospedem...Trata , com o máximo cuidado, de temas , além das fadas, de relações familiares, morte, crescimento...



Marcadores: agora disponível digitalizado, Angpeilica Rodrigues, de Clevane Pessoa, Marco Llobus, Rede Catitu de Cultura, Sono das fadas

Saiba mais…

3541655574?profile=original

 

3541655696?profile=original

 

Acima, interpreto-me no sarau de Poesia dao cento Cultural lagoa do nado, onde foi lançado em novembro de 2009,Vários poetas e pessoas presentes foram convidados a leituas em diferentes interpretações.

 

Acima, o batizado do livro, pelo editor, observado pelo saudoso Luiz Lyrio, eu e Neuza ladeira.3541655829?profile=original

3541655876?profile=original

><^^^><

 

3541655930?profile=original

 

EROTÍSSIMA, de Clevane Pessoa, agora também e-livro -selo Catitu
Com o selo Catitu, da Rede Catitu de Cultura,a meu pedido, o livro EROTÍSSIMA, número 1 da ´série OS AZUIS, foi digitalizado e pode ser aberto com código HTML.

Disponibilizo então, mais um de meus livros, esse em trabalho de Marco Llobus, Poeta,artista visual, editor e Presiente da rede catitu de Cultura, onde sou conselheira editorial.A edição em papael foi lançada na Bienal do Livro do RJ em 2009 e em breve, terá uma segunda edição também tradicional.

3541655850?profile=original

 

Também subiremos ouyttros titulos da série OS AZUIS (vários poetas) e  o meu infantil O SONO DAS FADAS, ilustrado com bordados da artesã mineira Angélica Rodrigues .

 

Boa leitura, amigos!

Clevane Pessoa

 

N:Erotíssima, conforme o nome, é leitura para adultos, universitários, etc..







http://issuu.com/redecatitu/docs/erotissima



Open publication - Free publishing - More poesia




--

REDE CATITU CULTURAL
www.patrimonioimaterial.org.br
www.redecatitucultural.blogspot.com
Gvt/Fone: 31 2512 0085
Skipe/Fone: 31 3231 4652
Celular Oi: 31 8705 0980
Celular Tim: 31 9326 1779
Celular Vivo: 31 9690 2621
Skipe: redecatitu1
Google Talk: llobus@gmail.com

Saiba mais…

• Clevane Pessoa Lopes
Recebo do Sarau Tropeiro-->http://hana-haruko.blogspot.com/2011/05/predicao-recebo-um-presente-predito.html

 

PREDIÇÂO


Vozes:

Declama:Ricardo Evangelista ( poeta, sociólogo, oficineiro)

Canta e ao violão: Sueli Silva (compositora, arranjadora e violonista)

Do SARAU TROPEIRO

><**><

https://www.youtube.com/watch?v=-SnoXT5_1XA&feature=relatedO

http://youtu.be/-SnoXT5_1XA

<iframe width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/-SnoXT5_1XA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

Abaixo, foto na Intendência, em Montevidéu, Uruguai, ao lado da Biblioteca Pública :da esquerda para a direita:

Sueli Silva, Clevane Pessoa e Ricardo Evangelista.Evento do Movimento Cultural aBrace-Lançamento de antologias (letras de babel, Cuentos de Dos minutos, meun livro Mulheres de sal, Água e Afins-contos) e muitos mais, além da revista do aBrace,

3541655068?profile=original

Meu poemeto:



Predição

O tempo é mesmo
esse contraste:
escorre entre a morte e a vida,
entre o ancestral e o devir.
Ascendentes e descendentes
Repetem-se
Ou
Transformam-se.
Os traços hereditários
Luzem na escuridão.
Os mutantes
Desafiam leis.

As novas crianças nascerão cantando.


(Clevane Pessoa de Araújo Lopes- Belo Horizonte,em abril de 2006)

 

><**><

Fonte:DIREITO E POESIA, onde tive o grande prazer de ganhar uma antologia com os poemas ali publicados (sou colaboradora desse grupo)

http://iaracaju.infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?identificacao=%3Cb%3EAntologia%20po%E9tica%20de%20Clevane%20Pessoa%20de%20Ara%FAjo%20Lopes%3C/b%3E#cp15

 

Assim Ricardo me escreve,em mineirês, para enviar o vídeo, com a intimidade de um amigo jovem e talentoso, sempre com a humildade dos grandes:


DINDINHA,
CÊ MERECE MAIS E MAIS... TÁ PRONTO! DEMOROU MAIS CHEGOU. É MAIS UMA PRODUÇÃO CASEIRA E FEITA COM MUITO CARINHO E PARA PESSOA ESPECIAL É SARAU TROPEIRO PRODUÇÕES ( MÚSICA CRIADA PELA SUELÍSSIMA E TROPEIRICES COM A VOZ POR RICARDO EVANGELISTA. ( NÓS MESMOS PRODUÇÕES ). UMA SINGELEZA, UMA TROPEIRICE, UMA MINEIRANÇAS, UM VÍDEO POEMA, UM AFAGO NAALMA. OBRIGADO POR TUDO E VIVA LA POESIA. HASTA LUEGO. SURPRESA!! ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=-SnoXT5_1XA&feature=relatedO ou acesse blog do sarau e clique em sarau tropeiro no youtube pra ver.

BOM DOMINGO.
BH/MG
01 MAIO/2011”

--

GANHE UMLIVRO DE POESIAS!!!
PERGUNTINHA QUE NÃO CALA É CALO, CLARO QUE DÓI!!!!!!
POR QUE VOCÊ( ARTISTA MINEIRO), NÃO TOCA NAS RÁDIOS PÚBLICAS DE MINAS?
POESIA, ANTES E DEPOIS DE PAZ E ARROZ. Ricardo Evangelista.
Sempre uma INQUIETAÇÃO nova! Acesse http://sarautropeiroblogspot.com , clique em "contato" e deixe sua resposta com e-mail.
A resposta mais sábia ( máximo 5 linhas ), GANHA o novo livro de poesias de Ricardo Evangelista, "MINERAL".
SARAU TROPEIRO PRODUÇÕES
Falar no SKYPE: ricardoevangelista11
Fone: (31)96920283 begin_of_the_skype_highlighting              (31)96920283      

Saiba mais…
3541650922?profile=original
Atavismo
 
Clevane pessoa
 
AVE, trisavó potiguara
linha cunhatã, caçada a laço
para esposa de um fazendeiro.
De ti, herdo meu amor pelos verdes,  pelas águas,
pelas florestas e seus seres,
pela simplicidade, pelas crianças e idosos,
o que fazer do contar histórias,
a paixão por Jacy e pelo Sol
o gosto na boca do biju primitivo,
o respeito pelos ancestrais
pelos animais
e às vezes o medo do bicho homem
indiferente à sorte de seus primeiros pais.
Belo Horizonte, 19 de abril de 2011
Depois, por pertencer à Comunidade Banco do Planeta, postei lá, sei ue ela não se incomodará, pois a sagrada autoria está resguardada -para que mais pessoas atinjam o trabalho lindo de Silvia Mendonça e sua palavras:
"Amigos:pertenço a uma comunidade de poetas e escritores pela Paz e Silvia Mendonça hoje presenteou-nos com essa webarte.

 

Trago para cá e compartilho-imagem e palavras, em nome dela e de todos os descendentes de indígenas e dos brasileiros.

 

Aproveito e parabenizo a Graça Campos, artista e poeta, que aniversariou ontem , é descendendente de indígenas da região do Serro , em Minas Gerias escreve e pinta telas pela natureza e com imagens de índios.

 

Conforme a música, "TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO"

 

Clevane Pessoa, advinda de uma trisavó potiguara (RN)

 

http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/profiles/blogs/1dia-do-indio

Saiba mais…



BY Clevane PessoaMembro da IWA.

 

Abaixo, CALABAR- o mais recente livro de Leila Miccolis.

3541650284?profile=original
Leila Miccolis é autora renomada,ensaísta, poeta de peso, haikaista de estilo,atriz, professora-inclusive mantém um curso de roteirista online-mantém o site BLOCOS ONLINE, com Uhracy Faustino, são editores e ainda coordenam antologias virtuais(estou em três "Saciedade dos poetas vivos, numa de Natal e noutra sobre o Beijo).Há anos, Leila mantém uma página individual com meus textos em prosa ou versos e ainda os coloca no "Dia D", que são efemérides comentadas por autores vários.Chega a guardar , de um ano para outro, quando encontra, algo que escrevemos, para publicar.

Nem todas sabem que a atriz é também é roteirista novelista de TV, (Kananga do Japão, que tanto sucesso fez, uma delas, Barriga de Aluguel, deliciosa mescla de drama com humor e Mandacaru , algumas das novelas de sucesso que citamos ) .

Leila faz parte dos artistas e intelectuais que miliraram contra a Ditadura nos anos 60.E foi participante, ativista.

Pessoalmente-ela mora em Maricá/RJ- conheci-a em Belo Horizonte, quando veio apresentar o monólogo bem humorado "Péquena Notável", quando faz graça com sua estatura.Ela é uma grande mulher em miniatura, cuja mente é imensuravel. Estávamos esperando -a na serraria Souza Pinto, na feira do livro:Neuza Ladeira e eu, que fomos juntas, Bilá Bernardes, Tânia Diniz, Lívia Tucci, e quando a vimos, foi uma festa...Assistimos sua entrevista aberta ao público e depois passamos para outro espaço, onde ela nos brindou com a peça. Mais tarde, de retorno para casa, paramos na cantina , do Maletta, porque Neuza queria conversar com amigos.E lá estava Leila, jantando com seu empresário e esposa.
Pensei que ela acharia que saíramos em sua perseguião, maduras tietes.Fora coincidência, claro, mas adoramos prolongar a conversa, embora soubéssemos que estaria cansada e faminta.No entanto, ela apenas sorriu e fomos convidadas a sentar à mesa.

Outra característica peculiar do casal, é que defendem os animais e criam vários quatropatinhas em Maricá.Se há algo que a deixa aflita é quando algum adoece .Manda-nos fotos deles, na Internert a Gatolândia - um gatil de textos e imagens- , por exemplo, e o site Cachorrada...

Com mestrado e escrevendo tese de doutorado na UERJ, acha tempo para conversar com amigos via Internet, sempre atenta a todos, ao vicvos e mortos, haja vista a página que publicou quando morreu o colunista ZANOTO, de Varginha, em sua passagem .Pediu-me licença para publicar um trecho de algo que eu escrevera sobre ele.Fui conferir e era a celebração do retorno do velho guerreiro das Letras, que voltava a escrever em jornal, após um infarto.

Prefacia vários livros, neste momento, faz o do poeta jovem e talentoso Dimythryus, o Darlan Tupinambá, cujo trabalho e estilo, ambas gostamos .Quem sabe ser amiga de seus amigos, qual ela, acaba atraindo emais e mais.Afinal...a propaga-se verbalmente, a excelência de sua amizade genuína.Aliás, dia 18, é Dia do Amigo.Homenageio aos meus e a ela, especialmente, aqui.Quando Darlan e eu a indicamos para Embaixadora da paz, a presidente mandou perguntar-me porque aquele paraleismo:duas pessoas indicando a mesma.Expliquei-lhe que ambos , daralan e eu, tivéramos a mesma idéia. Então, pedi a ele que a indicasse sozinho , o que ele fez e paara nossa alegria, ela integrou-se ao gupo de cabeças pensantes pela PAZ do cercle de Les Ambassadeurs Univ. de la Paix.

Gosto muito dela.Em plena fase de dissertação de Mestrado, deu-se ao trabalho de revisar minhas "clevanices de digitação" -eu que digito loucamente- em poemas a publicar nas antologias.Na madrugada, naturalmente, como quem cata folhas numa caudal, para deixar um rio sem poluição.E diz sem rodeios que também gosta do que escrevo, subida honra e alegria para mim.

Certa vez, concorri pela segunda vez -gosto desses vagalumes em minha carreira, tão encantadores- ao permanente concurso do site :uma frase sobre BLOCOS ONLINE e ela escreveu e me disse que a frase "era uma luz na escuridão", algo assim.

Ontem, fiquei sabendo que ela será um dos membros de júri do importante concurso Portugal/Telecom. Eu bem que gostaria de ter havr concorrido, à época, perdi prazo, porque divulgo, incentivo outros a concorrerem e acabo tão ocupado que o tempo hábil de inscrição e remessa passa.

Nada mais justo, pois ela é exigente e minuciosa em sua sleituras e resenhas.O Brasil fica assim , muito bem representado.

Sua poesia erótica causa não apenas frisson de compartilhamento, mas muita opolêmica, pois é forte.Com ela, não há essa de "erótica feminina", mais sutil, conforme na minha lavra.A dela é mão na cumbuca, dedo na ferida,
gozo no prazer >A beataria há de persignar-se.Mas, "nosotros", apaixonados pela Paixão destilada -a redundância é proposital - aplaudimos.Legítima expressão da luxúria, da entrega plena em versos.Sem falsos pudores.

No dia 12 dese abril de 2011, escreveu crônica deliciosa sobre os "que-fazeres- de sua tese em contrução.Já no início, abre cortinas:

"Este ano é ano em que defendo minha tese na UFRJ e todo o tempo do mundo é pouco para isto. Nunca vi nada tão difícil em literatura. Minha dificuldade maior, talvez, se dê não pelo fato de ter de trabalhar com a linguagem acadêmica, mais elaborada (quem escreveu para a televisão aprende muito bem a usar variações linguísticas, a ter este tipo de flexibilidade de adequar a fala à necessidade do personagem, ou do momento). Tenho a impressão de que o mais complicado, para mim, é lidar com as palavras em seu significado exato, sem o plurissentido interpretativo que elas contêm. Habituada com a poesia, em que a metáfora muda completamente o “plano de voo”, e em que uma palavra pode mover-se em múltiplas direções, a linguagem acadêmica, ainda mais na Ciência da Literatura, rejeita esta polivalência: é necessário pensarmos em cada vocábulo várias vezes até que cheguemos à constatação de que ele caminha em uma direção
única."(*)

(*) IN leilamiccolis.blogspot.com (ALÉM DAS LETRAS)

Seu mais recente livro:

Passagem de Calabar
LEILA MICCOLIS

"Descrição:
Poeta que também foi como roteirista e autora de telenovelas, entre elas Kananga do Japão, Barriga de aluguel e Mandacaru, Leila Míccolis escolheu como tema de sua pesquisa de doutorado da UFRJ o poema Passagem de Calabar, do alagoano Lêdo Ivo".

À venda também em Submarino ou diretamente com ela, em BLOCOSONLINE.

---------- Forwarded message ----------
From: hana haruko <hana.haruko1@gmail.com>
Date: 2011/4/15
Subject: hana.haruko : Antologiais Digitais de BLOCOS ONLINE
To: hana.haruko1@gmail.com

hana haruko enviou o link de um blog para você:

Enviar para Leila Miccolis

Blog: hana.haruko
Postagem: Antologiais Digitais de BLOCOS ONLINE
Link: http://hana-haruko.blogspot.com/2011/04/antologiais-digitais-de-blocos-online.html&nbsp;

 

><**><

--

Clevane Pessoa de Araújo Lopes 


 Representante da REBRA_Rede Brasileira de escritoras em MG.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI, da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
3541650454?profile=original

LEILA MICCOLIS

 

><**><

 

Divulgação de Clevane Pessoa de Araújo Lopes  (Grupo AMIGOS DE BLOCOS)


 Representante da REBRA_Rede Brasileira de escritoras em MG.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI, da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes

Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL, ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia

Saiba mais…

3541649777?profile=original

 

FONTE DA FOTO:"Doação de Fotos e fakes"-->



www.doacaodefotosfakesefamosos.co.cc/2010/11/...




Clevane Pessoa
A amizade desdenhada esfacelar-se-ia -se contra os rochedos , quando lançada sobre o abismo.Mas a pessoa que é verdadeira, vê nascerem asas de luz,mandadas pelo sol vigilante e voa, antes de se despedaçar.Para longe dos pseudoamigos.Assim , acontece comigo.Prezo a verdadeira amizade e afasto-me das falsas.

Clevane Pessoa, in Das Pseudo Amizades


(...) A amiga psicóloga Lúcia Helena Couto, no final dos Anos 90, disse-me que um dos adolescentes que atendia ia fazer uma livreto artesanal, com poemas sobre amizade, para homenagear pessoas da escola, inclusive a ela, que ali trabalhava.Muito amiga dos jovens em formação, ela realmente merecia essa lembrança.
Mandei um poema grande, escrito especialmente para esse rapazinho de alma sensível, para escolha , que ele desdobrou em dois.Mas depois, comecei a soltar a inspiração no tema da Amizade.
Escrevi vários textos , grandes e pequenos - e mesmo um ensaio.Pretendo publicar essas reflexões e hoje, partilho um pensamento (acima) sobre os não amigos, por saber que temos de sobreviver a suas manobras, manejos e invejas.
E mais:cultivemos os amigos verdadeiros em um pomar donde os frutos hão de multiplicar-se no eterno ciclo da existência humana:da semente ao broto, das flores aos frutos e destas às sementes. E até quando as folhas caírem ,servirão de humus e fertilizirão a terra.Sem esquecer a necessária sombra das árvores, onde encontramos abrigo e descanso do sol quente e das chuvas.


Abraços fraternais de amizade :


Clevane Pessoa



·


Dia do Amigo (18 de abril) http://www.clevanepessoa.net/visualizar.php?idt=141379





--

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Representante em MG da da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Membro da IWA desde 2008.

Membro do PEN Clube de Itapira.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai esde 2004.
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL desde 2007
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI, da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze

Acadêmica da Academia de Trova do Rio Grande do Norte desde 1968.
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL, ALTO, ACL;
da Academia Preandina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia

Saiba mais…

quarta-feira, 13 de abril de 2011

 

Foto com crédito de de minha sobrinha Kayani Pessoa3541649653?profile=original

 

Só A Verdade deve Construir a História -Clevane Pessoa
Amigos:

Sem maior análise, repasso essa matéria, que nos foi enviada pelo artista baiano Etetuba, através do Coro Coletivo ,sempre alerta às causas contra a liberdade de expressão em nosso País.Embora todo o episódio, felizmente, não tenha causado consequencias mais graves, é necessário que sempre apontemos para as ações que ferem os sagrados Direitos Humanos de ir e vir, e da Liberdade de Imprensa.Felizmente, a PAZ foi exercida e não houve agravos outros.
Somente a verdade deve construir a História (*) .
Repassem , para colegas jornalistas.A finalidade agora é realemtne mostrar o inteligente manejo da siuituação pelo jornalista, equipe da Tv Liberal de belém /Pará e ainda dos moradores e taxistas da cidade.
Louvo essa demonstração de insistência pela Liberdade da palavra..
Clevane Pessoa (**)
Embaixadora Universal da Paz,Dama da Ordem sereníssima da Lyra de Bronze,
Representante em Minas da REBRA-Rede Brasileira de Escritoras,Vice presidente do Instituto Imersão Latina -IMEL,Consultora da Rede Catitu-Coordenadora e Editora do Selo Catitu,Consultora da AMI-Associação Mineira de Imprensa,Membro da IWA (International Writers and Artistes Association)
Membro do PEBN Clube de Itapira,Delegada Ad honoren do Instituto de Cultura Americana,Cadeira 05-Cecília Meireles da AFEMIL,Cadeira 11 da ALB/ Mariana-MG.

Somente a Verdade deve construir a História


Foto:Aranha-Crédito de Kayani Pessoa-Natal/RN .
Clevane Pessoa de Araújo Lopes

A palavrArma deve atirar registros verdadeiros
nos alvos do poder e os situacionais.
A palavrArdente , atear foto às mentiras
e estratégias de pessoas do mal.
A palavrÁgua deve matar as sedes
dos que esperam por justiça.
A palavrAplauso ,incentivar o Bem
e as ações pelo Planeta e pela humanidade.
A palavrAmena deve baixar a guarda
dos que ferem a liberdade de ser, dos seres.
A palavrArte colorir e dar melhores formas ao mundo.
A palavrAmiga, fortalecer laços fraternais.
A palavrAnseio, alimentar o ânimo dos grandes ideais.
A palavrAranha,tecer a teia da Memória
, estemunhar as acontecências e vivências
do seu própio tempo e cada um .
A palavrA...ApalavrA...a palavrA,
essa munição feita de pólens e chuva,
vontade , sabedoria e cristais ,
precisa sempre ser emissário de um conceito muito lato
da noção de PAZ!
(...)
É preciso ouvir vencidos e vencedores,
saber das múltiplas faces dos que são.
(...)
Somente a verdade deve construir a história
Com meu abraço:
Clevane Pessoa
><**>< "Está ficando perigoso e virando moda, alguem lembra da camara municipal de Tucurui-PA?" 12/04/2011 - 09h36 Jornalista da Tv Liberal é detido durante reportagem no Acará Uma equipe da TV Liberal(Belém-Pará) foi detida por policiais militares quando fazia uma reportagem sobre as péssimas condições da saúde na região do Acará. O repórter Guilherme Mendes, o cinegrafista Carlos Batista e o motorista-auxiliar Edmílson Luz foram abordados pelos policiais e conduzidos até a delegacia sob acusação de entrar na unidade de saúde sem autorização. A prisão aconteceu por ordem da diretora da Unidade Mista de Saúde, Simone Almeida. Guilherme Mendes estava dentro da unidade quando foi abordado pelos policiais militares. O restante da equipe estava no carro, do lado de fora da unidade de saúde. Os policiais queriam levar o repórter dentro da viatura até a delegacia, mas desistiram quando Mendes disse que só iria se a situação fosse filmada durante todo o trajeto. Assim, ele seguiu no carro da TV liberal, que foi escoltado pelos PMs até a delegacia. 'A diretora da unidade de saúde acompanhou a nossa equipe até a delegacia e lá desistiu de registrar o boletim de ocorrência', revelou o repórter Guilherme Mendes. Ainda segundo Mendes, a equipe ficou cerca de meia hora detida pelos policiais militares, até que diretora da unidade desistisse da ocorrência. Ela também resolveu abrir as portas da unidade mista de saúde para que a equipe da TV Liberal fizesse uma visita. 'Mas só tivemos acesso à área administrativa', contou. Moradores da cidade e mototaxistas fizeram um protesto na porta da delegacia exigindo a liberação da equipe da TV Liberal, o que aconteceu em seguida. Há tempos a TV Liberal recebe muitas denúncias de falta de médicos, medicamentos e péssimas condições de higiene no hospital. Antes de ser detido o repórter Guilherme Mendes encontrou muitos pacientes à espera de atendimento, além de flagrar três ambulâncias quebradas no local. A única ambulância que estaria funcionando, estava parada na garagem do hospital. Mendes ainda encontrou lixo hospitalar nos fundos da unidade de saúde, que começou a ser incinerado, quando funcionários perceberam a presença da equipe de reportagem. A ordem da detenção teria sido dada pela Prefeita do município, Francisca Martins. Mas a prefeita informou, por telefone, que não sabia do fato e que não deu nenhuma ordem para deter a equipe de reportagem da TV Liberal. Ela disse ainda que está em Belém, em uma reunião do Coimp (Conselho Integrados dos Municípios Paraenses), do qual participam 50 prefeitos, desde às 8h00, até às 11h45. Ela conta ainda que só ficou sabendo do fato quando saiu para o intervalo da reunião e recebeu um telefonema da produção da TV Liberal. 'O que eu estava sabendo era que a equipe ia fazer uma matéria sobre a produção de mandioca e sobre o festival que acontece no final de semana. Só fiquei sabendo da prisão quando me ligaram. De maneira nenhuma eu daria uma ordem dessas', afirmou. Martins disse ainda que tentou contato, tanto com a diretora da unidade de saúde, como com a secretária de saúde do município, mas não conseguiu. 'Vou com certeza proceder sobre isso e punir quem usou meu nome', ameaça. Repúdio - O Sindicato dos Jornalistas se pronunciou sobre o caso repudiando qualquer ato de censura à liberdade de imprensa. 'A nossa assessoria jurídica já foi acionada, vamos entrar com uma ação judicial contra todos os envolvidos, por danos morais.', declarou a presidente do Sinjor, Sheila Faro. Ela afirma que situações como essas prejudicam o profissional. 'Esse tipo de ação é prejudicial para imagem do profissional que está apenas trabalhando. O que a equipe estava fazendo era legitimar a situação pra mostrar à sociedade o que estava acontecendo com um órgão público', ><**>< Crédito da nota sobre Acará: Redação Portal ORM Antonio Marques dos Santos (Tony Marques) Tucurui - Pa. www.tonymarques.ning.com CELULAR 55 (094) 91364508/81152354 ><**>< ><**>< Notícia enviada por Etetuba = Arthur Leandro - telefones (91) 30872755 ou 81982430-Belém -PA




CPF 279.114.462-53
Serviço:
http://aparelho.comumlab.org/
http://criados-mudos.blogspot.com/
http://cinemaderua.blogspot.com/
http://institutonangetu.blogspot.com/
https://www.youtube.com/user/etetuba
http://picasaweb.google.com/etetuba
http://picasaweb.google.com.br/redeaparelho
http://www.overmundo.com.br/perfis/etetuba
http://afropara.ning.com/profile/ArthurLeandro
http://redecinenorte.ning.com/profile/ArthurLeandro
http://lattes.cnpq.br/6341884388726907
http://grupourucum.multiply.com/
http://www.iteia.org.br/autor/etetuba
...
(**)Clevane Pessoa , Embaixadora Universal da Paz(CUAP/Geneve,Suisse, Orange, France),Dama da Ordem sereníssima da Lyra de Bronze,
Representante em Minas da REBRA-Rede Brasileira de Escritoras,Vice presidente do Instituto Imersão Latina -IMEL,Consultora da Rede Catitu-Coordenadora e Editora do Selo Catitu,Consultora da AMI-Associação Mineira de Imprensa,Membro da IWA (International Writers and Artistes Association)
Membro do PEBN Clube de Itapira,Delegada Ad honoren do Instituto de Cultura Americana,Cadeira 05-Cecília Meireles da AFEMIL,Cadeira 11 da ALB/ Mariana-MG.




O lindo e significativo desenho é de  AGIN SULAJ

3541649716?profile=original


Também publicado em http://imersaolatina.blogspot.com/

Saiba mais…

3541649117?profile=original

 

Acima, foto do dinâmico  e talentosos Conde Thiago de Menezes estará dia doze, nesta terça feira, na capital gaúcha para a Solenidade de lançamento e primeira outorga da Comenda Mérito Anhangüera da FALASP

 

"Solenidade FALASP – Porto Alegre, RS, 12 de abril de 2011

O Egrégio Conselho da Ordem do Mérito da “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP”, que fraternalmente, congrega diversas entidades culturais, artísticas e Institutos Históricos e Geográficos, tem a honra de convidar para a Solenidade de lançamento e primeira outorga da Comenda Mérito Anhangüera FALASP, que realizar-se-a ás 19 horas do dia 12 de abril de 2011, no Hotel Deville, localizado na Avenida dos Estados, 1909, Porto Alegre, Rio Grande do Sul em cerimônia presidida pelo Conde Thiago de Menezes, Presidente Fundador da FALASP e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico, da "Academia Preandina de Artes, Cultura y Heráldica"(Para integrar culturalmente académicos que residen en los siguientes países: Bolivia, Chile, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela)

Instituto de Brasil - Sao Paulo

(Presidiente: Su Señoría, el Conde don Thiago de Menezes - Gran Mestre de la Insigne Orden Del "Collar de Los Grandes Libertadores de Las Américas". Presidiente de la Federación de Academias de Letras y Artes del Estado de Sao Paulo (República Federativa del Brasil).

www.falasp.com.br
www.falasp.blogspot.com
www.falasp.blogger.com.br



A editora e poetisa Maria Edinara Leão Moreira , também Presidente do virArte, do qual sou membro, será uma das convidadas do escritor Thiago de Menezes, autor de vários livros e que apenas neste ano, lança dois, sendo que o primeiro é A SENHORA DA BENGALA MÁGICA E OUTRAS SENHORAS (ALL PRINT /SP)

Abaixo, foto da gaúcha Edinara Leão.

3541649172?profile=original

 

 

Saiba mais…

São 51 fotos abertas ao público interessado, da mostra de ARTES VISUAIS E POESIA- da qual participei,transparent.gifcom artista e poetamigos , na Galeria abcdéf,  do Sindicato dos Artistas de MG(SIAPEMG) .

 

Amigos do PEAPAZ Meus desenhos e poemas estão abaixo e adorei participar da coletiva.

 

Iara Abreu, sempre ativa, organizou belamente essa mostra e agradeço o convite pessoal.

 

Os poemas, foram especialemtne para essa exposição, mas os desenhos pertencem à série de vinte e cinco que fiz para o ORIGINAL-Livro de Artistas, projeto de Regina Mello .Esses poemas, ofereci-os à poetisa e artista Neuza Ladeira, também aquarelista que participou com aquarelas.

 

Compartilho com vocês.Há belíssimos trabalhos e poemas;

https://picasaweb.google.com/112242390280549744769/ARTESVISUAISEPOESIA#

 

 

Clevane Pessoa3541649039?profile=original3541649086?profile=original

Leio Poemas .

 

 

3541649134?profile=original  "Artes visuais e poesia é um perfeito 'dueto' cultural, que traduz em imagem e literatura poética, o sentimento, a imaginação, a política, a cultura dos povos, na visão pessoal e peculiar de cada autor. Podemos 'desenhar com as palavras e escrever com as linhas' (Iara Abreu). A exposição ARTES VISUAIS E POESIA conta com 16 convidados, 5 poetas e 11 a rtistas plásticos, que apresentam aquarelas e desenhos. Realizada entre 11 fev a 11 mar 2011, esta coletiva comemora os 11 anos da Abcdéf Galeria de Arte. Parceria entre o SIAPEMG e CONVIR-IEAS. Particpam: antonio carlos dayrell; Carolina Quinet, Clevane Pessoa, Creuza Neves, Décio Rocha, Déia Leal; Elisiana Alves; Evanice Schmidt, Iara Abreu, Jaak Bosmans, Maria Thereza Péret dell’isola, Nadir Castanha, Neuza Ladeira, Pierre Santos, Vera Freitas e Zirt".
3541649182?profile=original
3541649211?profile=original3541649195?profile=original3541649257?profile=original3541649308?profile=original
Saiba mais…

Encontro de Brincantes na Lagoa do Nado

 

Postado por Clevane Pessoa de Araújo Lopes em 9 abril 2011 às 18:44

Encontro de Brincantes na Lagoa do Nado




Minha amiga Wal reencaminha-me o convite do Jota Erre, sobre o Encontro de Brincantes na maravilhosa Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, MG.

Escolhi para ilustrar, esse poster (abaixo) , com poutpourri de versos poemas meus , escolhidos e montados por Marco Llobus, Presidente da Rede Catitu e editor do selo de mesmo nome- justamente na Lagoa do Nado,onde fotografou um brincante e seu pião -literalmente, aqui, rodado sobre a mão, com rima e tudo.

Apareça amanhã depois do almoço nesse belíssimo pulmão verde da capital Mineira, onde funciona um Centro Cultural, que abraça o Conversa ao pé do Fogão, o sarau de Poesia...e curta as brincadeiras.Sua alma criança, vai agradecer...

Clevane Pessoa
Coordenadora e Editora da Rede Catitu,
Representante em MG da REBRA, do Movimento Cultural aBrace, da ALPAS XXI.
Membro do virARTE, da ONE, da APPERJ;Vice Prsidente do IMEL




"Prezados(as) companheiros(as)

Encontro de brincantes da Lagoa do Nado.
É só para lembrar q. o encontro será neste domingo às 14:30hs, 10/04/2011

No encontro, alem da confraternização vamos discutir propostas como:
- organização de um grupo de brincantes
- cultura da criança e patrimônio cultural imaterial
- pesquisas em brinquedos e brincadeiras e cultura popular em Minas
- projetos em leis de incentivo, municipal, estadual e federal
- profissionalização da atividade do ato de brincar
- entre outros.

O ponto de encontro na Lagoa do Nado será na Biblioteca do Centro de Cultura.
Já temos 20 pessoas confirmadas.

Tivemos uma idéia de fazermos um lanche coletivo.
Então, pedimos p/ quem puder, levar um pequeno lanche,
bebidas: sucos ou refrigerante e comidas: bolos e biscoitos.

Um abraço do Jotaerre e Tiago Araújo.

-Tiago Araújo - 31-8706.1688 - girafolia@yahoo.com.br
Jotaerre - (31)9952.3054-Vivo - 9149.0663-Tim

Biblioteconomia, Fotografia e Produção Cultural
http://www.flickr.com/photos/jotaerrebh


---
Jotaerre - (31)9952.3054-Vivo - 9149.0663-Tim
Biblioteconomia, Fotografia e Produção Cultural
http://www.flickr.com/photos/jotaerrebh

Postado por hana às 11:53







--

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI, da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia

3541648808?profile=originalDama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL, ALTO,

da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia

 

3541648799?profile=original

 

><**><

 

3541648750?profile=original

Saiba mais…

Vejam essa maravilha, Thriler de Kenji Mizoguchi - Sanshô dayû (O Intendente Sansho)
As imagens refletem bem a capacidade oriental de , com sutilezas, exprimir o in/esperado...Clevane

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/EuQ6FWL3HJc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

https://www.youtube.com/watch?v=EuQ6FWL3HJc&feature=player_embedded

haikais brotam-me desse trailer de bela fotografia...

Mistério das águas
desejos secretos morrem
com a vida esvaída...

haruko

círculos de vida
acima do corpo exangue
anseios perdidos...

haruko

Silêncio total
águas frias guardam segredos
vivos nada sabem...

haruko

Não é covardia
buscar último suspiro
ato de coragem

haruko

 

HARUKO:Pseudônimo para haikais de Clevane Pessoa

Saiba mais…

-Paragens-Nova Antologia virARTE

hana.haruko
Neste blog, um processo de rememória , mesclado às news de minha vida: textos em prosa e versos, , eventos, capas de livros, citações, fotos.Minhas e de autores outros. Hana é flor e Haru, primavera.Haruko é meu heterônomo para haikais. Entrem , naveguem. Sintam-se em casa. Um abraço: Clevane Pessoa





Qquinta-feira, 7 de abril de 2011--Paragens-Nova Antologia virARTE


A editora e poetisa Edinara Leão ( )nos envia a capa de PARAGENS, a nova antologia que organiza pelo virARTe (RS) ao qual pertenço, com prazer.

 

Caso more ou possa estar em Santa Maria, RS, na data, prestigie nosso lançamento! Daqui a um mês...

3541648248?profile=original

(Clique em cima das imagens, para ampliar o tamanho ).



No ano passado, escrevi as orelhas , para esta edição, fui convocada para o prefácio. Neste ano, uma das orelhas foi entregue ao jovem e premiado poeta paulista Darlan Tupinambá Padilha (Dimythryus). Gosto de edições cooperativadas, pois provocam um entrosamento, um re/conhecimento entre os autores que nelas constam.

No caso, a antologia reúne pessoas classificadas por concurso , selecionadas por um júri de três poetas.Cada jurado permanece por dois anos com esse encargo.Além de mim e do Darlan, também pertenceu ao júri Ivone Avila (de S.Luiz Gonzaga, RS0. O fato de os jurados serem de Estados brasieliros diferentes também amplia possibilidades, pois pode-se crer em olhares diversos, mesmo para expressões regionais de Linguagem .Cada jurado pode publicar também seus próprios poemas, sem dúvida, um ótimo incentivo.

Clevane Pessoa





MARCADOR :




EDINARA LEÃO



Edinara escreve:

"Amigos poetas participantes do VIII Concurso,

A poesia é o véu latente que recobre a canção.
Segue em anexo divulgação dos resultados em ordem de chegada dos trabalhos, com destaque para os trofeus recebidos. Parabenizo todos os participantes, porque dar-se o tempo da poesia nesses tempos conturbados é o prêmio maior de todos nós, poetas!

Convido todos a participarem da coletânea "Paragens", com capa de Priscila do Prado, 130 pág. (pretendidas), capa colorida, plastificada, com convite e marcador. (...)

Aguardo desde este momento suas adesões e convido a fazerem-se presentes na sessão de autógrafos de lançamento, na Feira do Livro de Santa Maria, com data provável 07/05/2011, às 17h. Após haverá jantar por adesão com Sarau Literário no Restaurante Augusto (confirmaçoes e dúvidas por este e-mail).

No aguardo,

Edinara Leão
Organizadora do VIII concurso Literário virArte"

 

CAPA:3541648366?profile=original

Saiba mais…

3541648090?profile=originalOctorina zamora fala em defesa da MULHER, em entrevista a Laura Álvarez Chamale,

 

 

 ARGENTINA- COMUNIDADES INDÍGENAS OCUPAM AS RUAS TRADICIONAIS DE LUTAS e a fala de OCTORINA ZAMORA



Por Clevane Pessoa de Araújo Lopes em 5 abril 2011 às 17:38 (parágrafos em verde)



><**><

5 de abril de 2011. Buenos Aires – Argentina.



RACISMO AMBIENTAL, DISCRIMINIÇÃO A INDÍGENAS E PERSEGUIÇÃO A MULHERES.



Clevane Pessoa

Membro do PEN CLUBE de Itapira e Membro da Academia Pre´Andina de Artes, Cultura eY Heráldica , Representante do Movimento Cultural aBrace(Brasil/Uruguai), participante de Palabra en El Mundo, Vice Presidente do Instituto imersão Latina-IMEL-




1-O des/conhecimento do Artigo 75, inciso 17, que lhes garante um reconhecimento étnico, atinge quaetro meses de protestos por parte da população indígena em Buenos Aires, que ocupa as duas Avenidas centros historicos de lutas, conhecidas em todo o mundo pelo nome e ações:A Avenida de Maio e a Avenida 9 de Julio.Desde 2010, com as moradias queimadas , pessoas assinadas e feridas, aos que restam , resta-lhes erguer as vozes em uníssono.

Leiam abaixo:







"Resistência, Ocupação e Levante social nas ruas da Capital Federal.




A população indígena originária da América : os Qom - habitantes de Formosa no nordeste da Argentina - que estão ocupando as ruas das Avenida de Maio com Avenida 9 de Julio, que se tornou um lugar histórico de luta. Desde 22 de janeiro esses povos indígenas vieram para a capital federal e ocuparam esta praça onde montaram suas barracas e, desde então estão ocupando há 4 meses esse espaço público para chamar a atenção da população e da imprensa acerca dos acontecimentos ocorridos em 23 de novembro de 2010, episódio este de usurpação de seus espaços físicos e de convívio mútuo. Essa comunidade foi brutalmente atacada, ferida e assassinaram dois de seus líderes Mario López e Roberto López. As casas e os documentos de toda a população foram queimados.
Existem muitos interesses econômicos nas terras indígenas, principalmente para a exploração de petróleo e minerais nobres que descobriram recentemente nestas terras. Essas comunidades padecem ao extermínio, vez que sempre existiu um ocultamento e negação dos opressores às suas tradições, sabedoria e costumes.
Na Constituição Argentina existe o Artigo 75, inciso 17 que garante o reconhecimento étnico e cultural dos povos indígenas, garantindo seus direitos as posses de terras que originariamente ocupam, nenhuma destas terras pode ser vendida, transmitida ou sujeita a penhoras ou impedimentos específicos. Existe uma lei Nacional sancionada pelo Senado e Câmara de Deputados da Nação Argentina, regulamentada pelo decreto 1122|2007 que não está sendo respeitada sequer cumprida nos quatro anos que a antecederam, que declara a emergência da resolução das posses e propriedades dos territórios indígenas. Em 2009 um novo artigo foi inscrito na lei 26554 (B.O 11\11\2009) que prorroga esse decreto até 2013.
Devido ao descaso por parte das autoridades políticas, os Qom , desde então abrigados em alojamentos precários nas ruas da cidade, reivindicam uma audiência as claras com a presidenta Cristina Fernández de Kirchner e aguardam um posicionamento firme a essa usurpação cognitiva e uma atenção emergencial aos seus direitos na Constituição Argentina. "



Recebi o texto acima, através do Coro Coletivo, do Correspondente /colaborador George Sander ( 5 de abril de 2011. Buenos Aires – Argentina)



Saibam mais em:
http://qoomih-qom.blogspot.com/
http://comunidadlaprimavera.blogspot.com/



2-E também o texto sobre racismo ambiental, correlacionado, com a entrevista à liderança Octorina Zamora, que nos diz que é hora de ouvir a mulher indígena, que vem sendo silenciada, calada e discriminada ("tapada, callada y discriminada", reclama com razão ) .Dessa forma, o racismo ambiental torna-se automaticamente também uma discriminação de gênero, qual acontece no Brasil.Minha amiga, a escritora e poeta proifessora Eliane Potiguara, líder do GRUMIn e da ASHOKA, há anos bate-se pela campanha:"NÃO MATE UMA MULHER INDÍGENA" - em última instância, parem de matar mulheres .Solidarizo-me com as vozes feminas de todos os tempos e das Américas, do mundo inteiro. Por mais que se haja provado que as pessoas do sexo feminino não são as mais fracas, que podem desemprenhar qualquer função e ainda têm em seu próprio corpo a finalidade de preservar raça e memória de um povo, pois são as únicas que gestão e dão à luz , garantido a continuidade da espécie, são as mais perseguidas porque , fisicamente, muscularmente, muitas vezes não estão em pé de igualdade com os homens... Leiam abaixo :



"Argentina: “Ser una mujer indígena en este 2011 es ser parte de la ...


Por Laura Álvarez Chamale*

Entrevista a Octorina Zamora, dirigente wichí de la comunidad Honat Le’Les
Octorina no es una más; desde hace años levanta la bandera de las comunidades indígenas del Norte de Salta, poniendo en valor su cultura y conocimientos ancestrales.

- ¿Cómo encuentra este 8 de marzo a las mujeres indígenas?

En una situación difícil para las que luchamos por encontrar un espacio en esta sociedad tan excluyente. Las mujeres indígenas somos humanas y necesitamos derechos como el resto de los hombres y mujeres de la sociedad. Es más difícil aún cuando se es política y se lucha por garantías y derechos iguales. Me da orgullo ser una mujer política y levantar mi voz por otros que no pueden o no se atreven a levantarla. Es hora de escuchar las voces de las mujeres indígenas que han estado tapadas, calladas, discriminadas.





- ¿Qué la ocupa en este momento?

Estoy en Buenos Aires exponiendo una gravísima situación en los medios, tratando de evitar una tragedia en Embarcación como ya pasó en Tartagal, porque después que ocurre lo peor, vienen los políticos a hacer campaña con los subsidios y la miseria de la gente; antes nadie quiere hacer algo.

- ¿Qué ocurre en Embarcación?

En este momento las mujeres indígenas de distintas comunidades estamos participando del movimiento ‘Chico Méndez‘ de Embarcación para defender a las yungas del peligro de derrumbarse por las lluvias y por el enorme deterioro en los suelos.

Existe un informe donde se afirma que hay un alto riesgo de que una lluvia pueda desembocar en un alud y la consiguiente pérdida de vidas humanas. De esto ya está en conocimiento el jefe de gabinete nacional, Aníbal Fernández, pero hasta la fecha no se ha comenzado a trabajar para evitar una catástrofe que afectaría a 28.000 personas que viven en Embarcación, de las cuales hay cinco comunidades indígenas que viven al pie del cerro en cuestión y otras tres viven encima.

- ¿El medio ambiente es un tema que les preocupa mucho?

Para la mujer indígena los hijos son el presente que tenemos que fortalecer, pero cómo los preparamos para el futuro si el medio ambiente está siendo dramáticamente destruido. Se está dejando un ambiente deteriorado para las décadas y generaciones venideras. Lamentablemente los gobernantes sólo pelean para quedarse en sus cargos y no ven que lo que se pierde en la naturaleza también afectará a sus hijos.

- ¿Mejoró la asistencia sanitaria a la mujer indígena?

El deterioro de la salud de la mujer indígena es notable. El sólo hecho de que la mujer indígena no esté dentro de los planes de salud, hace que estemos excluidas. Es que el desarrollo planteado de esta manera llena los bolsillos de los ricos y de enfermedades a los pobres. Se habla mucho y se hace poco con respecto a la salud de la mujer indígena.

- ¿Y los niños?

Hace tres años llevé una denuncia a la Presidenta de la Nación con fotos de niños desnutridos, pidiéndole que tome cartas en el asunto. Mandaron gente de Desarrollo Social, hicieron un relevamiento y la respuesta fue mandar lavarropas, microondas, colchones… Esa fue la visión errada del problema. Nosotros pedíamos comedores nutricionales, supervisados por nutricionistas y atendidos por las madres, porque se debe contemplar la alimentación de los niños desde el vientre hasta los cinco años. Sabemos que es en esa etapa cuando forjamos hombres y mujeres inteligentes.

- ¿La desnutrición es otro drama?

Lo que está pasando es parte del plan del aniquilamiento de los pueblos indígenas que hacen los gobernantes. Ellos nos han dejado sin recursos naturales para alimentarnos. Estamos en una de las zonas más fértiles de Salta, tenemos reservas de agua dulce, una biodiversidad riquísima y es una vergüenza que veamos morir de hambre a nuestros niños.

- Parece un desafío inmenso ser mujer indígena en este tiempo…

Ser una mujer indígena en 2011 es un enorme desafío. Somos parte de la resistencia y tenemos que seguir resistiendo 200 años más.

- ¿No se cansa de esta lucha?

Mi lucha es una lucha de mujer. No lo hago sólo en calidad de indígena ni sólo por los indígenas. Lucho por todas las mujeres relegadas. Quizá esa sea mi misión en la vida."

—><**><

A entrevista acima foi feira pela jornalista Laura Álvarez Chamale, do Diário O TRIBUNO SALTA .

Como se nega a origem de um povo, de uma comunidade racial, as raízes, a memória? Como se negar os antepassados, que embora possam às vezes dormitar nas lembranças e na História, estão sempre presentes na tradição oral e na história familiar? Como negar os registros dos poetas e dos músicos em todos os tempos?Como não escutar bem dentro de seus corações, as canções de brincar, as de fazer dormir, as de fazer rir e dançar? Como não ler as palavras dos escritores e dos conteros na oralidade que atravessa os séculos?

Ninguém é maior que ninguém em seu próprio País, todas as pessoas vieram das mesmas sementes e mesmo os que chegaram depois e se mesclaram dentro dos úteros ou apenas se agregaram aos espaços e suas gentes devem ter os mesmos direitos, ao alimento, ao ir e vir, à educação, a saúde, à cultura e à matéria !


Clevane Pessoa
Belo Horizont-MG-Brasil

Saiba mais: * Laura Álvarez Chamale es periodista del Diario el Tribuno Salta

—-
Fuente: Diario El Tribuno: http://www.eltribuno.info/salta/diario/hoy/salta/201cser-una-mujer-...

http://servindi.org/actualidad/41106?utm_source=feedburner&utm_...(Servicio+de+Informaci%C3%B3n+Indigena)"

Não matem as Mulheres.

CPAL

 

Não matem ninguém, mas sobretudo,

não matem o feminino.

 

Quando matam uma mulher ,

podem estar multiplicando essa morte,

pois in útero,óvulos dormitam,

 vidas esperam para nascer.

Quando calam uma voz feminina,

perdem-se canções de ninar

a história se enfraquece,

e a memória familiar e popular

dilui-se nos barulhos e fatos hodiernos.

Quando vendam uma mulher, vendam os olhos da Nação

que um dia veio das mesmas sementes e raízes

 -mesmo se houve mescla de linhagens e outras raças.

Quando algemam uma mulher,

negam possibilidades de conhecimento

do amor e do carinho verdadeiros.

 

 

Quando se mata qualquer criatura,

reduz-se o pulsar do coração de  um Planeta,

mas quando se mata uma mulher,

nega-se a propagação dos ancestrais

e as possibilidades de ampliação de seu povo.

 

Clevane Pessoa

Saiba mais…