Sou nômade, filha dessa cultura Rom milenar
Nasci mulher“romi” banhada em rituais
Com mel, flores, vinhos e joias
Vestiram-me em trajes de prosperidade
Apesar de secundário meu papel,
Minha missão é cuidar da família
Meu maior atributo é gerar filhos
Se homens, serei mais prestigiada
Meu lema, dedicação, fidelidade
A cultura que me cerca é rigorosa
Ao meu desconhecido amor, sou prometida
Meu valor é estimado em dotes...
Minha virgindade é representada
Na ausência do lenço sobre minha cabeça
Faço orações, magias, previsões...
Leitura de mãos, de cartas, de boa sorte
Minha feminilidade está no cabelo comprido
Na musicalidade em minhas palmas ritmadas,
Na sedução de minha dança, em meu recato
Na atração sensual de meu encantamento.
Lufague
Respostas
Meus Parabéns pela maravilhosa participação no grupo Vida Cigana 12!
Parabéns Lucia pelo belissimo prêmio super merecido
Meu carinho e admiração
Gde beijo
Que lindo Selda, muito obrigada amiga, amei...
Janete que lindo Diploma, menina, eu agradeço a oportunidade de entrar um pouco nessa cultura fascinante, e conhecer esse universo de magia e encantamento. Muito obrigada poetisa.
Parabéns querida poetisa Lucia, por tua belíssima obra e merecida premiação, grande beijo, MIL.
Iraci, amei partilharmos o primeiro lugar poetisa, um encanto seu poema sobre o universo cigano, o masculino, diga-se de passagem que lindo cigano por você escolhido. Amei, Parabéns querida poetisa!
Sensacional ! Me sensibilizei, aprendi, viajei e curti... Muito, muito mesmo ! Parabéns !
Paolo, acho que a maior satisfação de quem lida com palavras é exatamente o premio do comentário , não só pela nossa vaidade, mas por saber que o que escrevemos sensibilizou, e se em poucos e simples versos consegui transmitir aprendizado, então fico muito,muito feliz poeta, obrigada pelo carinho.
Poema que provoca encantamento no leitor.
Poxa Silvia, muito feliz pelo convite ao tema, e em poder expressar a beleza de ser mulher nessa cultura de magia e encantamento. Obrigada mestra, vou divulgar meu lindo diploma.