Muito bom BABPEAPAZ

Pensamento criativo & pensadores(?) incompetentes

Pensamento criativo & pensadores(?) incompetentes

De quando em quando, aparecem na vida dos artistas, indivíduos que tudo confundem e utilizam suas mentes doentias para atacá-los, inconsequentemente. Nesses momentos abissais, vomitam seus traumas de vida e suas frustrações, induzindo à conclusão de que tudo seja germinado na inveja e incompetência!

Não entendem esses indivíduos, que a validade da crítica se encontra na fundamentação e não na arbitrariedade. Não advogo pelos elogios falsos escritos tão somente para “agradar os artistas”, mas, não é possível compactuar com os abusos cometidos por algumas pessoas, que se infiltram nos meios artísticos, como “seres superiores”, para causar desarmonia, ofender, humilhar ou escarrar preconceitos. Isso, não! O artista labora em prol da sociedade. Portanto, quem ofende ao próximo pode ser tudo, menos artista. E, a depender da ofensa, deverá responder moral e juridicamente pelo ato irresponsável. Em qualquer esfera do conhecimento é assim. Por que seria diferente nas Artes? Quem não consegue sobreviver num corpo social, que busque uma ilha...

Quando o assunto é Poesia, a leitura de um poema confere ao leitor um papel vivo e enérgico, direcionado à reconstrução do seu conteúdo, apoiando-se em sua experiência antecedente, em suas noções teóricas e, também, empunhando por alicerce a intenção do autor e a ambiência linguística, que possibilitam a declaração das ideias pretendidas.

Não obstante seja a obra artística a expressão dos sentimentos do autor, ao ser bem elaborada assume caráter universal. O artista ama ou não, apaixona-se ou não, é sensual ou não. Pouco importa! O que interessa são as suas criações... essas, sempre frutos da sua paixão pela Arte, frutos do seu dom de expressar emoções vividas por ele próprio ou por outrem, ou, simplesmente, fruto do seu pensamento criativo.

E, o gostoso, é isso mesmo.

No mundo das Belas Artes Belas expresso-me através da música, da poesia e da pintura. Nada faço na inconsciência ou na inconsistência. Tudo é fruto de muito estudo e esforço individual. Meus dons naturais foram trabalhados desde a infância. Nada é milagroso! Nenhum raio mágico cai na minha cabeça, de um momento para o outro. Sob exercício diário e exaustivo, amadureço minha linguagem literária, musical e pictórica, onde, técnica e inspiração, conseguem hoje unir-se harmoniosamente na minha criação. Não brigo com as palavras ao criar os meus poemas, não violento o ritmo quando retiro o som do meu acordeon, não escolho antecipadamente pincéis ou tintas, nem demarco a tela a priori ao pintar meus quadros. E - posso atestar - o processo criativo é o mesmo em quaisquer dessas searas.

Arte não é desabafo de frustrações individuais mesquinhas, mas exposição de emoções eloquentes com destino universal. O resto... o que se pensar em desalinho à Paz Mundial e se colocar em dissonância ao bem estar social, cultural e moral... que seja ignorado como Arte!

O chistoso é que, precisamente, os que apontam os dedos em riste, são os mais banais. Incompetentes travestidos de poetas, músicos, artistas...

Sejamos, nos caminhos da Arte: Exercício diário, Amor, Paz e muita Inspiração!

 

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz

Cabo Frio, 1º de outubro de 2009 – 1h23

Dedicatória: Ao esforço individual de cada artista no aprimoramento do seu processo criativo

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

  • Top BABPEAPAZ

    E o que seria de nossa vida, se não houvesse a Arte, no sentido Amplo.
    Nos traz a magia, o sonho...
    Parabéns a todos os artistas!
    Com eles nosso Mundo fica mais Belo

This reply was deleted.