Artista Digital Professora Artista Plástica Poetisa Advogada e Escritora Criadora-BABPEAPAZ

1992 - Primeiro e Segundo Semestres

Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Curso: Propriedade e Procedência

Professor Charles WatsonNos primeiro e segundo semestres de 1992, tive aulas com o Professor Charles Watson (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), quando passei pelo mais inquietante processo criativo, de toda a minha vida! Levou-me à escolha livre de um objeto, com determinada medida (não me lembro qual)  e que apresentasse entrâncias e reentrâncias. Escolhi um registro de torneira, mais ou menos assim (não tenho o original, que era todo prateado):Durante um semestre, dediquei-me somente ao referido objeto. Ao acordar, era a primeira imagem que via, ao adormecer, a última imagem. Meu cérebro "embebedou-se" daquele registro de torneira. Proposta louca, não é? Mas, fascinante! Alguns alunos desistiram e não chegaram ao final do curso.

Durante todo o processo, o material permitido: papel canson e pó de grafite. Nenhuma cor e nenhum outro material.

Num primeiro momento, desenhei o objeto como se apresentava aos meus olhos - de forma realística. Sempre com a orientação de comandar o cérebro na percepção das linhas que se apresentavam aos meus olhos. Realizei vários desenhos, mas não guardei fotos, porque ainda não tinha consciência do quanto seria rica aquela experiência.

Em seguida, o desafio foi oferecer um contexto ao objeto. As folhas de papel canson eram inseridas, de acordo com a necessidade de ampliação do desenho e, uma vez integradas, não seriam mais retiradas. Meu cérebro, que se adaptasse ao novo espaço e criasse novas formas - sem no entanto - fugir do objeto inicial.

Após alguns dias, muito stress e até mesmo lágrimas (a pressão era rigorosa e intensa!) nasceu minha obra, que foi considerada a mais criativa dentre todas as demais apresentadas. Muita emoção, pois, afinal, um elogio do Professor Charles Watson é dificílimo! rsrsrsrs...

Como se não bastasse, nova proposta: criar o maior número possível de desenhos independentes.

Criei mais de 30.

Eis alguns:

Somente então, passamos ao segundo semestre - a pintura propriamente dita - e muitas obras nasceram desse processo.

Eis a primeira - MODULAÇÃO AZUL

Processo: Acrílica sobre Tela. Tamanho: 1.10m x 1.50m. Meu acervo particular.

Outra - GÊNESIS

Processo: Acrílica sobre Tela. Tamanho: 1,20m x 2,00m. Acervo: Dr. Vanius Meton Gadelha Vieira

Perceba-se, nas obras, referência à proposta inicial: as formas do registro de torneira.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

This reply was deleted.