Participe!

Espaço reservado à publicação de Poetrix e suas variações.

126704732?profile=RESIZE_710x

Poetrix (s.m.): poema com um máximo de trinta sílabas métricas, distribuídas em apenas uma estrofe, com três versos (terceto) e título. Criador: Goulart Gomes.

Acrostrix (s.m.): poetrix em que as primeiras letras das três estrofes formam uma palavra. É um acróstico em poetrix.

Clonix (s.m.): poetrix criado a partir de um original, com a devida permissão do seu autor, onde é substituída uma ou mais palavras ou pontuação, proporcionando uma nova leitura. Criadores: Goulart Gomes e Nathan de Castro.

Concretrix (s.m.): poetrix composto por caracteres gráficos, à exceção do título. Criador: Pedro Cardoso.

Duplix (s.m.): poema composto pela junção de dois poetrix de autores diferentes, em que o título e os versos se complementam, originando uma nova composição. Criadores: Pedro Cardoso e Tê Soares.

Grafitrix (s.m.): poetrix graficamente ilustrado, seja com uso de uma fotografia ou desenho que se harmonize com o poema. Criador: Murillo Falangola.

Letrix (s.m.): poetrix em que o título - de até sete letras - é disposto no sentido vertical e as estrofes horizontais - de no máximo dezessete sílabas cada - contém em cada linha um terceto com os versos separados por //. Podem ser poemas individuais, compartilhados, múltiplos com acróstico, (quanto à autoria); simples e plenos, duplixados, triplixados, etc (quanto à forma). Criadores: Pedro Cardoso Machado, Patrícia Essinger, Rejane (Mel) Britto, Marco Bastos e Sandra Mamede. Estruturação, sistematização e nome Letrix: Marco Bastos.

Multiplix (s.m.): poema composto pela junção de quatro ou mais poetrix, de pelo menos dois autores diferentes, em que o título e os versos se complementam, originando uma nova composição. Criadores: Sávio Drummond, Sara Fazib, Pedro Cardoso e Fausto Valle.

Palavratrix (s.m.): poetrix constituído por uma única palavra, segmentada em três versos, de forma a produzir uma nova interpretação da mesma, sendo complementada pelo título. Criador: Pedro Cardoso.

Tautotrix (s.m.): poetrix em que todas as palavras começam com uma mesma letra. Tautograma em forma de poetrix. Criador: Carlos Fiore.

Triplix (s.m.): poema composto pela junção de três poetrix, de pelo menos dois autores diferentes, em que o título e os versos se complementam, originando uma nova composição. Criadores: Pedro Cardoso e Tê Soares.

Videotrix (s.m.): poetrix apresentado com a utilização de recursos audiovisuais de animação. Criador: Murillo Falangola.

11 Members
Join Us!

Fórum do grupo

Página de comentários

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Acrostrix

Clonix

Concretrix

Duplix

Grafitrix

Letrix

Multiplix

Palavratrix

Poetrix

Tautotrix

Triplix

Videotrix