TOP BABPEAPAZ

Investimento do povo

Investimento do povo

 

Um fato que destaca o PEAPAZ dos demais sites é a sua intensa preocupação com o social.  Todos sabem disso.

Uma grande injustiça que está sendo feita com o trabalhador brasileiro é o mais tradicional investimento de quem consegue poupar um pouco, visando o futuro.  Talvez a aquisição de casa própria, ou educação dos filhos, ou até mesmo uma aposentadoria confortável, por que não?

São anos e mais anos investindo na caderneta de poupança, revolucionária quando apareceu, pois protegia o dinheiro dos investidores da inflação e ainda pagava juros, muito pequenos, mas pagava.

Agora o trabalhador tem prejuízo!  E convém notar que a poupança é um investimento de pobres e remediados, os mais ricos ganham o que querem com fundo de ações, sempre muito lucrativos a longo prazo, investem em moedas estrangeiras, ouro, imóveis, enfim, têm um leque grande de alternativas melhores.

Vamos ao fato concreto.  Segundo a atual regra, a poupança é pré-fixada, numa base mensal que se aproxima de 0,60%.

Ora, a inflação medida pelo IBGE, oficial, em abril deste ano de 2011, ficou acumulada em 3,23%.  A taxa acumulada no mesmo período para a remuneração da poupança foi de 2,41%, bem menor.

Deste modo, de acordo com a nova regra, ou nem tão nova assim, quem tivesse investido no começo do ano a quantia de dez mil reais, tem como resultado atual, para o mês de abril, 10.241,00 reais, enquanto com a inflação tem 10.323,00 reais, perda de 82,00 reais.  Sem falar nos pequenos juros, de 0,2% no período.

Se quiser, pegue a calculadora e confirme.  No antigo e honesto sistema, teria hoje 10.343 reais, e não o prejuízo de 102,00 reais.

Onde está a justiça social?  Nos cofres do Tesouro Nacional, que surrupia a poupança do povo, e faz divisas.  Indevidas moralmente e de fato, é bom que se diga.

Convoco os mais determinados debatedores a fazerem uma luta contra esta flagrante injustiça.

 

Publicada no Portal PEAPAZ em 12 de maio de 2011

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

This reply was deleted.