MAURO BENEVIDES NA ACADEMIA METROPOLITANA DE FORTALEZA

MAURO NA ACADEMIA METROPOLITANA
EVILAZIO RIBEIRO – Bacharel em Direito
Mauro Benevides é, antes de tudo, um apaixonado pela vida e pela democracia.
Seu entusiasmo é contagiante! Descrevê-lo envolve, necessariamente, uma quantidade
tão grande de números, datas e nomes de pessoas, que me parece melhor evitarmos para
não tirarmos o foco do seu brilhantismo. Sua garra, perseverança e o amor pela cultura
nordestina são uma das principais características de seu patriotismo e suas lutas pelo
desenvolvimento do Ceará e do nordeste.
È formado em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Ceará. Colunista de jornais como o nosso jornal “O Estado”, (onde escrevemos toda a semana a quase 10 anos), além de outros jornais, Correio Brasiliense e Jornal de Brasília.
Iniciou sua carreira política como vereador de Fortaleza pelo antigo PSD em
1955, exercendo, atualmente, a representação do Ceará na Câmara Federal, como
Deputado dos mais atuantes nas lutas políticas, não obstante seus 56 anos de atividade parlamentar. Exercendo inclusive a Presidente da República, quando à frente do País o titular presidente Itamar Franco se ausentou do Brasil.
No dia 30/09/11 fora homenageado com o título de Acadêmico Honorário outorgado pela Academia Metropolitana de Fortaleza, que vem ratificar o reconhecimento de seu trabalho cultural, juntamente com as homenagens anteriormente já prestadas, tais como a prestada pela nossa centenária Academia Cearense de Letras, a trintenária Academia de Retórica, além do secular Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), passando, agora, a somar-se, expressivamente, um inequívoco testemunho de reconhecimento ao autor de algumas publicações culturais e permanentes, exercitados nas crônicas semanais, estampadas há vários anos no Ceará e em Brasília, que orgulha a cultura do nosso estado.
Ressalte-se que em seu currículo possui a indicação em 2008, como Amigo nº 1 do
Ministério Público Estadual e, no ano seguinte, a entrega do troféu de ADVOGADO PADRÃO pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, embora reconheça que nunca fora “um militante de causas individuais”, reconhece, contudo, que pelo seu legado político e cultural tenha se transformando em um legítimo e “autêntico ADVOGADO DO POVO”.
Com toda sua humildade, expôs em seu discurso na citada Academia
Metropolitana de Fortaleza que Deus o “privilegiou com o desempenho continuado de
“funções públicas realçastes”, deste modo, cabe-nos mencionar que sua magnitude supera os quadros políticos de nosso Estado, tendo este nobre amigo obtido reconhecimento, inclusive, dos setores culturais de nossa capital, tais como a citada Academia e ainda, da Universidade Federal de Fortaleza, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa da nossa UFC.
“É o jornalismo, seja em que plataforma se apresente que continua sendo o espaço público para a formação de um consenso em torno do projeto democrático.” MERVAL PEREIRA.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

This reply was deleted.