Participem!

A escrita constrangida é uma técnica literária na qual o escritor está limitado por uma qualquer condição que proíbe certas coisas ou impõe um padrão. Os constrangimentos são muito comuns na poesia.

As mais comuns formas de escrita constrangida são restrições estritas ao vocabulário. Alguns exemplos: o basic english, vocabulários limitados para o ensino do português como segunda língua ou a crianças, etc. No entanto, não é isto o que se entende geralmente como "escrita constrangida", num sentido literário, onde as restrições são motivadas por preocupações de caráter estético. Com exceção dos Akrósticos e Tautogramas (que possuem grupo específico no Portal BABPEAPAZ), serão aqui publicados:

Palíndromos -

Lipograma - uma letra é proibida em todo o texto.

Lipograma inverso - todas as palavras do texto devem conter uma certa letra.

Literatura univocálica - apenas uma vogal é permitida no texto inteiro.

Anagrama - rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez.

Textos aliterativos - todas as palavras do texto devem começar pela mesma letra (ou subconjunto de letras).

Plêiades - septilha criada em 1999, por Craig Tigerman, é uma forma fixa com título obrigatório, constituído de apenas uma palavra seguida de sete versos iniciados pela mesma letra do título. Em contraponto a essa fixidez, os versos serão livres.

Tautoplêiades - junção dos dois tipos poéticos: tautograma e plêiades.

128683589?profile=RESIZE_710x

11 Members
Join Us!

Fotos do Grupo

Página de Comentários

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Anagrama

Lipograma

Literatura Univocálica

Plêiades/Tautoplêiades

Texto Aliterativo