Falta fiscalização

Falta Fiscalização

Temos observado que no noticiário televisivo , escrito e de rádio, principalmente, o que já considero um bordão é a tal justificativa de que: “Falta Fiscalização” . Ora, vivemos numa sociedade complexa, onde a urbanização das cidades se deu de forma desorganizada, as ditas favelas, os imóveis antigos sem qualquer manutenção ao lado das construções modernas de enormes edifícios, e por aí segue em paralelo as fiações de telefonia, TV a cabo, energia , tudo como linhas de pipas emboladas e cheias de nós, e as redes de esgoto esdrúxulas, de canalização e manutenção caóticas.

Tudo isto e muito mais a confundir-se em um ambiente de violência urbana, de terra sem lei, as balas perdidas, a corrupção endêmica onde quer que se coloca as mãos e os olhos. São novas de inovação e criatividade em crescimento de PIB da China, mal comparando, e assim a sociedade é lesada , roubada, nas mais diversas maneiras de golpes.

O cobertor é curto, tanto da sociedade em si mesma, quanto daqueles órgãos públicos que prestam a assistência e manutenção da ordem pública. Vemos muitos policiais despreparados e praticando atos ilícitos tais como sequestros, extorsão, assassinatos, as violentas disputas por pontos de droga entre quadrilhas rivais, de policiais contra os bandidos, ladrões, traficantes, golpistas, assaltos a shoppings durante o dia, a condomínios fechados com uma parafernália de apetrechos de segurança (Câmeras a granel, seguranças inseguros e despreparados, chaves com assinatura digital, as digitais dos dedos, a da íris do olhos) e cegado, cerceado está todo aquele bom cidadão que quer simplesmente andar com os pés e abanar as mãos.

Se se vai cobrir determinada área da cidade, faltará policiamento nas outras áreas, faltará fiscalização, faltará tudo e até o direito de ir e vir.

É o transito matando, são carros construídos com 450 cavalos, 300 km por hora de desempenho e estradas que mal comportam velocidades de 80 km por hora.

É uma falta de cidadania de estupenda magnitude, é uma falta de educação generalizada.

Numa sociedade onde é preciso uma fiscalização generalizada, em todos os seus meandros, esta sociedade não é uma sociedade de fato e de direito. É uma distorção do quem ; salve-se se puder.

Retornamos ao bordão “Falta Fiscalização”.

Este desfecho dado a uma notícia onde supostamente havia falta de autoridades para coibir o crime, seja ele qual for, é deveras simplista, e é vendida ao suposto cidadão que: “Houve Falta de Fiscalização”.

Compre quem quiser esta premissa simplista. É enganosa esta interpretação. Para o Jornalismo, é mais fácil vender desta forma “Falta Fiscalização” e infelizmente muitos acreditam.

Caso, numa hipótese estapafúrdia, metade da população brasileira fossem fiscais da outra metade, claro e evidente, que a fiscalização seria muito mais caótica, corruptiva, agressiva, assassina, incontrolável a milésima décima potência galáctica de prótons e nêutrons !!!

(desculpem pela inflamada descrição deste seu cronista amador..)

A sociedade que necessita de fiscalização intensa, acirrada, tipo uma sombra às costas de todos, movendo-se nos detalhes, é uma sórdida prova de queesta sociedade é primitiva.

Antonio Domingos Ferreira Filho
31 de Dezembro de 2015

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

  • OURO BABPEAPAZ

    Muitos aplausos, Poeta A. Domingos!

  • BRONZE BABPEAPAZ

    Muito bom

  • COMENTÁRIOS REALIZADOS NO PORTAL PEAPAZ

    COMENTÁRIO REALIZADO POR MARCIAL SALAVERRY EM 31 OUTUBRO 2015 AT 19:25
    Com meus abraços solidários, parabenizo-o por seu brilhante protesto amigo Antonio...
    Mais que Fiscalização, o que falta mesmo é VERGONHA nas altas esferas...
    Abraços solidários,
    Marcial

    COMENTÁRIO REALIZADO POR ARLETE BRASIL DERETTI FERNANDES EM 31 OUTUBRO 2015 AT 20:20
    Olá, amigo Antônio.
    É uma crônica ótima! Nela não citas mentiras, somente verdades sobre esta indisciplina em que vivem as sociedades atuais em todas as partes.
    Pode publicar em jornais pq. é bem real.
    Já pensei em escrever sobre "Propaganda Enganosa". Quem sabe tu escreves. Tens grande facilidade em escrever e discorrer sobre fatos e acontecimentos. Aprecio muito.
    Parabéns!

    RESPOSTA DE ANTONIO DOMINGOS FERREIRA FILHO EM 31 OUTUBRO 2015 AT 21:24
    Amiga Arlete,
    Agradecido por seus sempre valiosos comentários. Nesta crônica, o meu protesto é contra o bordão " Falta Fiscalização" pois isto é falso.
    "Como comentou o amigo Marcial: Falta Vergonha na cara" e a política do planeta terra não ajuda, é uma decadência no mundo. "Para que serve a ONU?"
    No jornalismo temos muito mais curiosidades acerca de interesses de segmentos da sociedade, interesses de alguns jornalistas, enfim, é muito assunto. Vivemos de forma virtual. Sabemos somente de tudo um quase pouco, e que ainda é valioso. (Veja que agora nesta prosa, este pouco vale um infinito)
    Arlete, por favor, faça rascunhos, e rascunhos, e escreva sobre "Propaganda Enganosa", pois quase todas de certa forma é... Você escreve muito bem e é uma pessoa esclarecida.
    Não queremos aqui ser radicais, pois não sou, mas as vezes a falta vontade de falar e dizer verdades, faz mal a gente...
    Obrigado amiga.

This reply was deleted.