Futebol caricata

Futebol caricata

Acordei hoje pensando em futebol, brasileirão, 2ª e 3ª divisões. Fui um jogador amador faz uns 40 anos atrás. Pensei...!!!!; como o futebol mudou.

Passa-se muitas diferenças comparativas em minha memória falida. Antes, o amadorismo, os craques... hoje, o profissionalismo, os cabeças de bagre.

Antes 4-2-4 a 4-3-3 e hoje duas linhas de quatro-2 e 5-4-1 ; e 5-3-2 ; e 3-4-1-2 e por aí.

Também o 10-0 ou 0-10 no sufoco. Já vimos o 0-11, quando o goleiro vai ao ataque numa tal de bola parada. Não chia não rapaz, eu sei que temos craques hoje, mas tem de ser muito atleta também, e são poucos neste universo do futebol.

O crescimento das escolinhas de futebol, os empresários, os cartolas, o desenvolvimento urbano com muito concreto, milhares de condomínios na vertical, a falta dos antigos terrenos baldios para uma pelada, 20 andares e tantos andares, e pelo andar da carruagem, as mudanças, e digo outras virão no futuro.

Nas escolinhas os alunos já aprendem malandragens. E já começam com chuteiras personalizadas e uma bola oficial, deveriam começar com bola de plástico a tal dente de leite e descalços, para que tenham um desenvolvimento dentro das condições de uma criança ou pré-adolescente. Depois sim, de aprender a jogar com a bola de plástico, passariam para uma bola de couro bem pesada, e enfim, para uma bola oficial FIFA.

Os craques e bons jogadores já nasciam com um talento a desenvolver, hoje querem fabricar talentos, e isto é um desastre. Aprendiz, que chutasse de chapa deveria ser expulso da escolinha por mau comportamento e mau exemplo.

Sem modéstia, eu nunca chutei de chapa, não havia isto na minha época. Passe errado era tolerado, mais somente um ou dois passes errados numa partida, mas de dois havia substituição e o cara era chamado de grosso, perna de pau....

Quando assisto uma partida nos dias de hoje eu tenho muito medo.

Aliás são medos:

- De chute de chapa, tenho ojeriza... Tem alguns que quase chutam com o calcanhar, na busca da chapa perfeita. Chapa para mim é para grelhar um filé em casa e nos restaurantes para grelhar uma parafernália de gorduras saturadas... Esse futebolzinho me satura...

- De passes errados, são infinitos são buracos negros. O principal fundamento do futebol, o passe, agora só de ônibus, já dizia Tostão.

- De bola parada (escanteio, falta, lateral, tiro de meta) Como isto é treinado exaustivamente. Não é só medo, é pavor o que sinto, a adrenalina vai a mil, e o meu coração vai se esvaindo.... Esse troço de bola parada é um perigo na prorrogação.Haja coração!

- De bola espirrando na grande área, ninguém é de ninguém, horrível...parece um Pimball...

- Dos beques em geral. Meu Deus... porque escolheram esta profissão, já sei, escolheram para ele. Jogador perna e pau era o dono da bola, e no máximo era um goleiro reserva, e antes disto era o melhor gandula do bairro...Nilton Santos sabia onde estava seu adversário pela sombra no gramado , isto mesmo, da sombra de seu marcador. Rouba a bola do Nilton e ganhe 3 dias de hospedagem em Búzios.

- De saída de bola, tudo pode acontecer. Eu fecho os olhos.....

- De cruzamentos da linha de fundo...Gente, a bola vai para as arquibancadas...é um delírio de ira...e de prazer....

- De jogar pelo resultado..Uma arma nojenta, mas é a realidade....

Bem, paro por aqui senão vai dar um livro.

É um certo saudosismo, mas tenho a plena consciência de que a evolução do futebol é inerente ao mesmo que ocorre nas sociedades...Quem sou eu para ser contra mudanças, que sejam boas, NE Mané Garrincha....

Mas, chutar ou bater na bola de chapa, é uma merda....

Grato ao leitor,
Antonio Domingos
30 de maio 2016

Publicada no portal PEAPAZ em 4 de junho de 2016

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

  • BRONZE BABPEAPAZ

    Muito bom 

  • COMENTÁRIO REALIZADO POR MARCIAL SALAVERRY, NO PORTAL PEAPAZ, EM 5 JUNHO 2016 AT 10:43
    Endosso cada uma de suas palavras caro amigo...
    O futebol de hoje não sequer a mais pálida sombra do que foi nos tempos d'antanho...
    Eu já fui amante do futebol, e te convido para visitar o site www.detrivela.com.br que está parado já há um bocado de tempo, desde que começou esta decadência futebolística, e me desencantei com o que aconteceu com o falecido "esporte bretão"...
    Abraços futebolisticamente desanimados...
    Marcial

    RESPOSTA DE ANTONIO DOMINGOS FERREIRA FILHO EM 5 JUNHO 2016 AT 15:33
    Olá Marcial.
    Grato por ler e comentar.
    Gostei demais da dica do site DeTrivela. Salvei como favorito. Dei uma olhada, depois com calma eu vejo melhor.
    Assim como vossa pessoa, não estou mais tão ligado ao futebol. Sou FLU. Se o FLU está jogando naquela lengalenga, se tiver um jogo melhor, ao menos corrido, batalhado, eu mudo de canal. Meu filho FLU reclama. Ora você não é mais Tricolor das Laranjeiras. Digo: Sou, é claro, mas hoje o FLU é o Brejo das Jacarés. Afirmo: Filho, HOJE, primeiramente sou amante do bom futebol.
    Comentaristas sem noção, repetitivos, exaustivos /// Tem uns que quase entra em campo e promove as alterações, comentaristas não pode opinar que determinado jogador tem de sair e fulano de tal tem de entrar. Ele pode opinar sobre a performance de cada um, e do time como um todo. Caso o técnico faça uma substituição, aí sim, ele comenta.
    O assunto é longo.
    Bom Domingo e próxima semana proveitosa.
    Antonio

    DeTrivela Home Page
    Os conhecedores de futebol, logicamente, sabem que um chute de trivela é aquele famoso chute de 3 dedos, com um efeito mortífero, desde que bem execu…
This reply was deleted.