PASTOREANDO O REBANHO DE PENSAMENTOS [Prosa-poética]

3542293743?profile=original

PASTOREANDO O REBANHO DE PENSAMENTOS [Prosa-poética]

Mauro Martins Santos, Moji Guaçu - SP - Brasil 

Por vezes nos recolhemos ao recato voluntário de nosso jardim; passamos a meditar lá no recôndito da alma sobre tudo o que nos valeu e nos faz valer a pena estarmos vivos, deitados na velha “cadeira-de-tomar-sol”, com as mãos entrecruzadas sob a cabeça olhando o céu, pastoreamos nosso rebanho de pensamentos e nuvens-ovelhas:

Assim, quando pensamos estar - ao escrever - expressando um amor, um profundo e denso sentimento, só podemos avaliar a sua profundeza e alcance quando interpretado por alma capaz da mesma sintonia, percepção e dimensão, posto que poesia é a harmonia de elaborada sinfonia. 

Ainda ocorre na cumplicidade que evola em anelo à interação que atinge o senso comum, onde reside o belo. A cálida imagem etérea, que paira por sobre aqueles cuja alma estima o pastorear de um rebanho de ovelhas - à similitude dos pensamentos mansos e amplos - enquanto na aragem da angélia os pássaros voam no céu, e os lírios crescem nos campos...

Queria ser um poeta velejador para descrever o sentimento da largada e a chegada em um cais.

Queria ser um poeta para traduzir em palavras o sentimento intensivo do bimbalhar de sinos distantes.

Queria ser um poeta para conseguir descrever a silhueta de vestido e cabelos esvoaçantes, que me aguardaria no atracadouro do velho porto coberto pelos musgos da saudade.

Ainda que a imagem colhida pelo poeta, naquele recato de meditação se desvaneça, teria valido a pena tê-la transformado no encantamento da poesia que lhe daria vida, hálito, presença e beleza, para alegrar os dias que lhe restarão.

O poeta inda que se vá, sempre vivo estará em suas imagens e figuras, em suas metáforas de ilusão, em cuja esperança repousa e descansa, amando por amar - como o artista que faz a arte pela arte e perpetua seu momento único, ao pintar pela emoção!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• Mauro,

gostei da postagem, velejei na mente na espiral do pensamento 

bjs

• MARIIO MARTINS SANTO, HERMOSA ESTROFA POETICA, ME ENCANTO AMIGO, TE FELICITO. ABRAZOS.

• Mui grato Mário por tu observación. Gracias , muchas gracias. Un fuerte abrazo,

• BRONZE BABPEAPAZ

Amigo Mauro, uma bela e bem escrita obra. Um exercício relaxante e útil esse pastoreio. Assim nascem os versos e a poesia. Abraços carinhosos. 

• Regina minha grande amiga,
      Um amigo certa vez me disse: "A figura de linguagem do "rebanho de ovelhas" é ótimo para transmitir algo mansamente. As ovelhas são emblemáticas, parecem que nasceram para morar nas parábolas e metáforas. E querida amiga Regina na figuração literária, estamos bem acompanhados quando usamos as figuras de estilo e linguagem. foi o Mestre de Nazaré que nos ensinou por primeiro. E quanto às ovelhas Ele as usou muito em suas parábolas. Pela sua mansidão lendária.
      Fico imensamente feliz se escrevi esse quase nada lierário, e pode te agradar. Agradeço querida amiga, uma forte abraço e um beijo fraternos.

• BRONZE BABPEAPAZ

Um belo escrito poeta. Sonhas com a gravura e encantas com seu escrito. Saudações.3543471042?profile=original

• 3544304058?profile=original

TODA UMA GALÁXIA NA PALMA DE TUA MÃO

DIONE, tua alma é linda como esta gravura com tua assinatura,

Assinas com a alma, sendo tua palma, que a faz assim tão pura,

A amizade, sentimento nobre sublima sobremaneira uma criatura.

Agradeço-te  amiga, sempre presente em meus pobres escritos,

Mas a leitura amorosa viceja e enseja os versos serem benditos,

Abraço à gentil amiga, que também faz versos tão bem descritos!

• BRONZE BABPEAPAZ

Agradecida e emocionada com seu poema. Nunca tinha recebido um antes e me encatou vou guardar com carinho e a imagem também. A amizade é algo que nos faz bem a alma e aquece nosso coração. Obrigada por ser meu amigo; Seus escritos são ricos amigo poeta 

3544385410?profile=original

• DIONE, sempre será um prazer renovado responder-te ou escrever-te. Claro amiga Dione que o poeminha é teu, e se o vai guardá-lo como dizes, que honra é esta para mim! A imagem achei-a adequada a teu gosto. Cole-a em teu álbum querida amiga. Ter amigos é respirarmos na superfície. É arejamento das vidas. O que vale mais que um amigo? Pergunta esta devido que nem em nossa família temos cem por cento de amigos...! Asimm: "Mais vale um verdadeiro amigo perto do que um irmão que se distanciou" Essa experiência é patente em minha vida. Viva pois a amizade que é o coroamento do relacionamento com nossos semelhantes. Uma abraço e um beijo fraternos a ti Dione!

• DIAMANTE BABPEAPAZ

Mauro Martins Santos

Querido amigo poeta Mauro, somente agora pude ler-te, perdoa-me... Querido, se você não é poeta, como dizes acima, só imagino se o fosse... Deslumbras em palavras, sentimentos e metáforas que tocam profundamente o leitor, esta prosa lerei ainda muitíssimas vezes, como se diz, está um arraso, parabéns, um grande beijo, MIL.

3543470678?profile=original

Página de Mauro Martins Santos
    Página de Mauro Martins Santos no Poetas e Escritores do Amor e da Paz
This reply was deleted.