El Rebozo (PROSA)

3542329041?profile=original

El Rebozo (PROSA)

El rebozo passeou no tempo, em lutas inglórias sobrevivou, desde os primórdios pré  hispânicos, cobertor em tecido de fibra de sisal , maguey, algodão;

Acalorar a friagem, nas viagens, meio de transporte de coisas, quando em formato de rede, natural vestimenta dos povos indígenas da terra, antes da viagem de Cristovão Colombo as Terras de América;

(Mesoamérica (os olmecas, os toltecas, os teotihuacanos, os zapotecas, os mixtecas, os astecas e os maias) e dos Andes (os incas, moches, chibchas, cañaris)

Exaltação nas artes, ricas, rústicas , riqueza cultural, rectangular, e que tamanho, um metro e meio por três metros , tamanho de uma tenda, é magnifíco, uma veste flex como lenços ou xales, que vontade de tomar um chá de “Atole  Chocolate” acobertado, aninhado “en el  rebozo blanco” , miscigenação robusta, riquíssimas tradições do Povo Mexicano;

...hoje quantas casas e lares a confeccionar rebozos, coloridos, estilosos, ítem de todos os preços e gostos, e a tradicional casa Santa Maria del Rio, San Luis Potossi, onde se fabrica El Rebozo Caramelo, o mais caro de todos, o Encontro Anual, no mês de Setembro , uma feira “A Rebozo Affair” local de apresentação dos Professores Reboceros e quantos belos prêmios de  criação e inovação, El Rebozo  se mantém tradição, mas evolui, reinventa-se, sem perder o status da história.

Prêmios estes, aos que se destacaram no comércio interno, e não menos, ao comércio Internacional, exportador.

Como lenços, são lisas, simples, sem sofisticação de designers, de cor única e nas festas Pátrias com linhas na cores da bandeira do México, linhas vermelhas, verdes e brancas , não só lenços, mas Xales também, nas mesmas cores.

História fotográfica, de Agustín Casasola, figuram mulheres, soldados mexicanos a levar Xales Bola;

E a Universal Frida Kahlo, artista em muitas matizes, história de vida, não cabe ou se permite em biografias, nas canções e poemas, quantas vezes El Rebozo em seus auto-retratos, dos pincéis, nos quadros Frida veste Xales.

El Rebozo Blanco não se encerra nesta Prosa, perpetua-se nos Poemas, Crônicas, Contos, Ensaios, e em todas as manifestações das artes inimagináveis possibilidades possíveis de imaginar.

FIM

15 de maio de 2016

Antonio Domingos Ferreira Filho

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• DIAMANTE BABPEAPAZ

3543766713?profile=original

• BRONZE BABPEAPAZ

3544346618?profile=originalbeijossss

Chantal

• Estimada Ensaísta e Poetisa Maria Cristina,

Este diploma "  DESTACADO  " en nuestro pequeño mundo del PEAPAZ . más de GRANDEZAS únicas de Poesía, Amor y Paz, trae alegría a los amantes de las letras y el arte, y a la  quien trabaja por la causa.

agradecido por el honor.

Antonio Domingos

• DIAMANTE BABPEAPAZ

Parabéns Antonio pelo prêmio !113.gif

Fizeste um profundo mergulho no tempo a rebuscar o rebozo!71.gif

Parabéns!6.gif

beijos11.gif

• Amiga Laís,

Grato por seu comentário. Sua prosa é uma vencedora com louvores. Acabei de ver as premiações. Já irei lá ver o o que comentei em sua Prosa. Muito legal.

abraços

• BRONZE BABPEAPAZ

Parabens Escritor por teu prémio! Foi boa pesquisa e melhor a transmissão!!

Parabens !!!

Na altura que fiz meu poema descobri uma parte importante das funções do Rebozo e quiz aqui vir te dizer mas as tarefas avolumaram-se bastante e não o fiz...nem tão pouco pude escrever uma nota sobre isso!!! rsrs

Mas hoje conto!!! Sabeis Laís e Antonio Domingos que o Rebozo tem uma função importantíssima no parto e no pré-parto e nem tudo o que envolve o nacituro e a paturiente?!?! Existe, inclusivé, a massagem del rebozo??!!!

Vamos fazer um Trivioletra de REBOZO ..que tal?!!!! até já

beijoooosssssss

• Muito grato amiga Chantal

De fato foi o tema em que mais fiz pesquisas.

Feliz com resultado colhido

Como pesquisei para 5 publicações, precisei escrever sem ser tão repetitivo.

Em uma de minhas publicações, não me lembro qual, eu faço menção a função Rebozo no uso de exercícios para gestantes para que a futura mãe tenha mais facilidades de um parto natural , mais tranquilo, também para o neném.

Sem belíssimo Poema , premiado, que lindo. Sei de sua modéstia, mas hiper merecido, já que neste item Poema, tens publicado poemas de grandeza.

Abraços fraternos,

Acabei de fazer o almoço. Agora descanso,  depois almoço. Prefiro comer mais tarde, mas. com calma. O meu  rebento, Fabrício, apressado, já comeu o que tinha... Quando acordar, com certeza  vai se lambuzar ......Ainda bem. Esteja bem Chantal.

• BRONZE BABPEAPAZ

terei de ler...desculpa-me mas não reparei!

fruto de muita azáfama na altura! verei em qual referiste! eu fiquei muito espantada quando encontrei esta imagem e entendiiii toda a importância acrescida de tudo o que já tinha aprendido através de ti!!!

Beijosss

• http://peapaz.ning.com/profile/antoniodomingosferreirafilho

Estimada Chantal

É uma função terapêutica importante, fizestes muito bem em tocar no assunto, pensei em nada dizer, mais não seria justo e sincero para conosco.

Estou lhe enviando o link do Ensaio que publiquei para El Rebozo

Para quando puderes ler.

Espero que goste do Ensaio.

Obrigado

Antonio Domingos

Página de Antonio Domingos Ferreira Filho
      Página de Antonio Domingos Ferreira Filho no Poetas e Escritores do Amor e da Paz
  • DIAMANTE BABPEAPAZ

Querido Antonio, num desenvolvimento astuto e culto sobre o rebozo, alias conhecimento adquirido à tua capacidade de inovar.

Quantas novidades se escondem por trás de um simples rebozo.

Parabéns!

Bela noite!

beijos

3543754594?profile=original

This reply was deleted.