3542357485?profile=original


Antecipação,Postecipação.(MINI PROSA)

Antecipação é Postecipação de algo acontecido e repetido.
Embora o conhecimento científico biológico,mineralógico,numerológico (natura e inatural, material e imaterial) vislumbre com flertes descobertas como se fatos novos e raros e inéditos de ineditismos, paranoias loucas surtam no ledo engano que engana e mente, pois, tudo já existia antecipado e não divulgado.


Fim
Antônio Domingos Ferreira Filho
23 de Dezembro de 2016

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • DIAMANTE BABPEAPAZ

    Afirmas: "Antecipação é Postecipação de algo acontecido e repetido."

    Trata-se de uma ilação estranha ao meu olhar, confesso-te...

    Antecipar é chegar antes, adiantar-se. Postecipar (ou postcipar) seria procrastinar, adiar, prorrogar algo que, portanto, ainda não aconteceu. Sendo assim, não existirá postecipação de algo acontecido e repetido, pois se ocorreu, não foi adiado. Muito menos, posso aceitar que antecipação seja postecipação nesse sentido. Interessante, que o vocábulo seja usado apenas nos contextos de âmbito econômico, financeiro ou mesmo matemático. Gíria financeira, referida na jurisprudência pertinente aos contratos de locação e aos contratos da área administrativa. Pois é... continuo sem compreender o uso da palavra no contexto do texto apresentado como mini prosa. Perdoa-me a incompetência intelectual... Por outro lado, compreendo e aceito a possibilidade científica de que tudo exista para ser descoberto... ou não. A História das Ciências revela-nos isso. Sendo possível a utilização do termo nesse contexto, postecipar seria adiar o reconhecimento de algo que existia anteriormente (ou antecipadamente).

    Beijossssssssssss

    • Não me alegra esta forma de crítica aberta.Há muitos questionamentos que me geram dúvidas.
      O texto é:
      1-prosa poética
      2-cabe muitas interpretações(sejam quais forem)
      3-me pergunto:escrevi um descartável?
      4-Espaço-Tempo,relatividade restrita, coordenadas, espaços tridimensionais aliados ao Tema Antecipation.
      Obra aberta.Muitos gostarão muitos não.
      Me preocupou o formato da crítica com todo o respeito a liberdade de expressão
      Agradecido
      Antonio Domingos Ferreira Filho
    • DIAMANTE BABPEAPAZ

      Estimado poeta e escritor,

      Curiosa, a tua negação ao meu comentário... mas, respeito-a, pois da mesma forma merece respeito o meu pensamento.

      Realmente, não compreendi a ilação: "Antecipação é Postecipação de algo acontecido e repetido" e fui humilde, ao declarar minha incompetência intelectual nesse sentido. Realizei uma breve exposição e esperava que clareasses meu pensamento e não que te ofendesses. Por outro lado, não me considero na obrigação de ler um texto e calar-me perante o que li, inibida pela incompreensão. Muito menos, elogiá-lo, somente para agradar ao autor. Seria hipocrisia da minha parte. Não faço isso.

      Desde a mais tenra idade, acostumei-me a aprender com as críticas positivas e negativas que me foram emitidas. E, nesse sentido, aprendi que erros são acertos, quando se pretende crescer. Por tal motivo, criei o Portal PEAPAZ e mantenho-o para crescimento intelectual, tanto meu quanto dos demais companheiros. Ao contrário, não existirá sentido para o meu esforço físico, mental e financeiro.

      Quanto às tuas enumerações:

      1- Não discuti a natureza do texto, mas como insistes em destacá-la, não a considero prosa poética. Um texto, que se apresenta sob a forma de prosa pode ser considerado poético, se a função ostentada expressar emoções e sentimentos poéticos em linguagem conotativa. De modo geral, a prosa poética exibe as figuras típicas da poesia, entre outras: metáforas, aliterações, elipses, hipérboles, personificações, sonoridade das frases (como fizeste em alguns momentos), mas esses elementos subordinam-se ao ritmo mais longo do discurso, que caracteriza a prosa. Isso não ocorre no texto em destaque, que se inicia com uma breve definição. Por tal motivo, considero-o a expressão de um pensamento (epígrafe, talvez), um flash, que pretendes verdadeiro. Mas, entre a definição e a segunda parte do texto, inseriria uma vírgula e não um ponto final, para dar continuidade ao pensamento.

      Destaco, por exemplo de prosa poética, um trecho da abertura da obra Iracema, de José de Alencar:

      “Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.”

      Observa, como o ritmo das ondas do mar está presente... Poesia pura, sob o formato de prosa.

      Também, em Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, encontramos exemplo do formato literário, numa alquimia entre prosa e poesia. Muitos outros autores cultivaram o dom da prosa poética, palavra a palavra. Aliás, difícil de se concretizar.

      2- Sim, um texto revela inúmeras interpretações. Mas, no caso, não consegui compreender tua definição para o termo "antecipação". Somente isso.

      3- Em nenhum momento escreveria que o texto é descartável, pois deselegante não sou, sob hipótese alguma, ainda que aborrecida.

      4- Não compreendi, mais uma vez, a mensagem inserida neste tópico. Perdoa-me.

      Realço, que não realizei uma crítica, como afirmas, porque essa seria calcada na minha compreensão sobre a definição apresentada. Como não a compreendi, apenas indiquei minhas dúvidas.

      Cordialmente,

      Sílvia Mota

    • Prezada Sílvia ,poetisa,escritora e Mantenedora do Portal PEAPAZ.
      Não tenho condições de acolher e responder adequadamente os inúmeros parágrafos gerados por minha réplica.
      O que faço com humildade é pedir sinceras desculpas ao Portal e aos colegas que indiretamente participaram de todas as dúvidas suscitadas.
      Avaliei vossos comentários e achei que deveriam vir por comunicação fechada e não aberta.
      Ora, eu poderia recorrer ao canal fechado buscando uma forma de ressaltar as razões que me levaram a escrever o referido texto.

      O maior PILAR do Portal é o RESPEITO PELO PRÓXIMO, e creio que treplica foi de infelicidade.

      Tenho consciência de que um dos membros que mais absorve críticas e quantos conceitos revisei, o quanto tenho aprendido neste celeiro de grandes poetas.Isto tenho dito em várias ocasiões.

      Penso e reflito mais uma vez.
      Peço desculpas por este momento ruim
      Abraços a Todos do Portal
    • DIAMANTE BABPEAPAZ

      Queridíssimo Antonio Domingos,

      Desnecessário repetir, mas faço-o sem cerimônia: sabes o quanto aprecio tua presença no Portal PEAPAZ. És atento, inquieto e educado, enquanto leitor; e provocador a cada escrita.

      Quanto aos comentários fechados, nunca os apreciei, porque a cada dúvida apresentada buscamos respostas e aprendemos uns com os outros. Por outro lado, momentos infelizes acontecem, até mesmo entre pessoas que se respeitam e admiram.

      Sempre aberta às críticas positivas ou negativas, tanto aos meus escritos quanto às minhas atitudes.

      Beijossssssssssss

  • E se formos: a projeção de uma reflexão causada por um fenômeno de reflação catadióptrica, retroprojetada pela luz de um fenomenal e misterioso organismo cósmico,cuja distância tão descomunal é impossível de ser operada pela mente humana, que viajou na velocidade da luz, nos últimos bilhões de milênios até chegar à Terra? Como uma projeção animada do que há ou havia por lá, e nossa parte do universo estiver sendo só tela para a projeção, como um kino-glaz (cine-olho, cinerama tridimensional ou quadrimensional), e onde somos espectados por outros da mesma forma que deles somos espectadores?

    GOSTEI MUITO, DOMINGOS, ME FEZ PENSAR, E TUDO QUE FAZ PENSAR EU GOSTO (* Meu gênero de escrita, antes de qualquer outro foi o de PENSAMENTOS. ABRAÇO QUERIDO AMIGO E FELIZ 2017.

    • Estimado Mauro.
      Obrigado por seu comentário e sua visão acerca do tema.
      Meu texto é uma prosa POÉTICA e não um Tratado ou Trabalho Científico.
      Simplesmente aponto ralamente os conflitos do Espaço-Tempo em correlação com o Tema Antecipation
      .O texto pode suscitar muitas divagações, opiniões, ser observado como uma prosa coloquial e por aí vai.
      Meu texto não é uma soma de 2+2 =4 e jamais 2+2=1.000.000 (Meu texto 1+1 é igual aproximadamente a MENOS (-1.000.000.000) de anos Luz.
      certo de que pude um pouco mais contribuir com seu comentário.
      Não sou cientista, filósofo muito menos erudito, sou uma tentativa de Poeta e Escritor.
      Obrigado Mauro.Feliz 2017
    • 3544390308?profile=original

      Estimado confrade

      Fico sem postergar com o final esclarecedor de meu comentário:"GOSTEI MUITO, DOMINGOS, ME FEZ PENSAR, E TUDO QUE FAZ PENSAR EU GOSTO" (* Meu gênero de escrita, antes de qualquer outro foi o de PENSAMENTOS.) O que emiti foi um pensamento despretensioso. Sem embargo há muitos mistérios, inclusive nós mesmos.

      Aproveito o ensejo e reitero-te  MEU
      FRATERNAL ABRAÇO DE AMIGO ; 
      UM FELIZ 2017.

      https://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/3544390424?profile=original
    • DIAMANTE BABPEAPAZ

      Caro Mauro,

      Parece-me reinvenção do mito da caverna (melhor dizendo, alegoria da caverna) - apenas com palavras mais complicadas e impactantes... rsrsrs... De qualquer forma, considero-o um problema diferente daquele apresentado por Antonio Domingos. A ser analisado... Beijosssssssssssssss

  • BRONZE BABPEAPAZ

    Bom dia, amigo Antônio. Dizem que o tempo engana nossos sentidos e nos faz esquecer o que já vivemos. Assim parece ser.Bela e expressiva obra.Abraços carinhosos.3543939561?profile=original

This reply was deleted.