PRATA BABPEAPAZ

O Voto Feminino

O Voto Feminino completa 86 anos no Brasil!



Celina Guimarães Vianna, professora, primeira mulher brasileira, mossoroense a tirar o título de eleitor, votando onde atualmente funciona a Biblioteca Municipal de Mossoró, em 1928.

A luta das mulheres brasileiras pelo direito ao voto teve início em 1891. Em 1927, eleitoras compareceram às eleições de 5 de abril de 1928, mas seus votos foram anulados pela Comissão de Poderes do Senado. Somente com o Código Eleitoral de 1932, é que "o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo…" pode votar efetivamente.
Em 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado. Em 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, a mulher brasileira, pela primeira vez, votou e foi votada em âmbito nacional. Com a Constituição de 1934, o voto feminino ganhou bases constitucionais.

À frente , dentre tantas outras mulheres guerreiras, destacam-se: Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, (o primeiro voto feminino), Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Sousa Matos, que participaram dessa grande e importante conquista.

Fonte Google

3542372967?profile=originalO voto é ou deveria ser a escolha consciente de cada cidadão, quando se faz representar na política pelo bem comum, o instrumento de poder e de garantia de fazer valer a democracia, direitos e deveres de um povo.

GraçaCampos/ 24/02/2018

Lincença Criative Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil License.

a-vida-da-mulher-na-poltica-e-no-esporte-4-638.jpg

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Um texto oportuno, informativo e elucidativo de uma luta da mulher, ao longo da história, em fazer valer os seus direitos de cidadania. As duas pioneiras Celina e Alzira, a primeira, mulher brasileira a votar e a segunda, Alzira, a primeira prefeita do Brasil são ambas do meu Estado, o Rio Grande do Norte.

    Parabéns por trazer ao grupo uma produção de muito bom realce. Bjs

This reply was deleted.