Mensagens de Blog

Uma carta aberta

CARTA ABERTA
Prezadas Companheiras

O Espaço Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas do Estado de São Paulo, pela primeira vez participou juntos em 08/03/2006 com o MOVIMENTO MARCHAS MULHERES no qual juntamos com mais de três mil mulheres de todo País, foi um dia muito especial que terminou muito rápido e faltando muito o que falar.

Nestes encontros reunimos com todas mulheres de diferentes países, com configurações diversas de faixas etárias diferentes, opções sexuais, e classes sociais diferenciadas, mesmo em dia chuvoso não desanimamos da caminhada gritando:

DEMOCRACIA : "DIREITO DE IR E VIR, INCLUSÃO SOCIAL , IGUALDADE E LIBERDADE ".

O EMDAS-SP tem um trabalho longo, brilhante e muito difícil, no qual nossa dificuldade primordial é a comunicação por ser grupo de diversas mulheres entre elas: deficientes auditivas e surdas com dificuldades da fala, implante coclear e surda-cega e entre outras.
Nossa comunicação é mais por visual, pois algumas usam a leitura oral e outras utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), outras analfabetas em LIBRAS, portanto a sociedade nega o direito do atendimento especial para essas mulheres, algumas delas dependem da família e outras são excluídas pela própria família por falta de conhecimento e de informações . Não temos intérpretes nos locais públicos, hospitais, SUS não têm profissionais preparados para atender as mulheres, as pessoas não respeitam dentro das empresas, algumas delas são contratadas para trabalhar em péssimos cargos com salários muito baixos, enquanto temos a mesma formação, sofremos discriminação, abuso sexual e moral, não somos bem vindas nos locais públicos, não temos cargos dentro do governo, não temos telefone publico especial dentro das áreas governamentais bem como: delegacia das mulheres, hospital das mulheres, Estação do metro, faltam telefones para surdos (TS) as fitas e DVDS, faltam colocar as legendas (Close Caption) e com janelinhas em Libras em todos os canais da Mídia.
O governo não respeita nossas reivindicações, além das dificuldades de comunicação temos passado por piores problemas com as mulheres em idade avançada sem profissão, analfabeta sem família, não existem nenhum centro comunitário para essas mulheres e as casas de abrigos, ignoram atendimento devidos a problemas de comunicação, isso fica difícil, pois nossa associação não tem espaço suficiente e nem recursos financeiros para trabalharmos com essas mulheres, portanto gostaríamos de unir no sentindo de criar políticas públicas para conseguirmos mudanças, construindo acesso à igualdade para essas Mulheres dentro da sociedade para que elas consigam caminhar independentes e ser valorizadas como cidadãs.
EMDAS-SP busca apoio e colaboração de outras entidades, conselhos, etc. Na conquista de obter espaço suficiente para atender essas mulheres.
Continuaremos em Marchas e Lutas para que Juntas possamos conquistar os nossos objetivos e direitos:

"QUEREMOS DIREITOS IGUAIS PARA OCUPAR CARGOS DENTRO DO GOVERNO, QUEREMOS MAIS RECURSOS PARA A ACESSIBILIDADE, MAIS ATENÇAO PELA SAÚDE DA MULHER COM DEFICIENCIA AUDITIVA E SURDA ENFIM QUEREMOS UM BRASIL DEMOCRÁTICO E COMPETENTE"...

Aquele Abraço
Grupo de Mulheres em Movimento (EMDAS-SP)
Salete, Anna, Pérola, Patrícia e outras companheiras

PARABÉNS BRASIL
PARABÉNS BELAS MULHERES SURDAS BRASILEIRAS.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Teeh Sant' Anna

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas