Mensagens de Blog

Poeta Advogado e Escritor

Tesão

TESÃO


Libido (do latim, significando "desejo" ou "anseio") é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida. De acordo com Freud, o ser humano apresenta uma fonte de energia separada para cada um dos instintos gerais.
"Sua produção, aumento ou diminuição, distribuição e deslocamento devem propiciar-nos possibilidades de explicar os fenômenos psicossexuais observados" (1905a, livro 2, p. 113 na ed. bras.)
Quando os olhos recebem uma imagem, que nos agrada sexualmente, esta informação chega ao cérebro, que emite ondas de informação aos outros órgãos, que ficam hiperemiados, causando uma congestão de sangue nas partes erógenas. Isto causa um tesão. Não dá para isolar o tesão, ele acaba sendo uma resposta a um conjunto de componentes. É físico no sentido de ser visual: quando um homem vê uma foto de uma mulher bonita, pode ter uma ereção e sentir tesão. Só que é impossivel separar isso do desejo psicológico que ele sentiu por aquela mulher. Você pode sentir tesão por uma foto, mas depois, se conhecer aquela pessoa, o jeito dela andar, por exemplo, pode não agradar e fazê-lo perder o tesão. É claro que existe uma interação do psicológico com o físico. Não dá para fazer um corte entre a mente e o corpo.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas