Mensagens de Blog

Advogado e Escritor

Platão

 

                                     Filosofia platônica

 

           Todos falam em filosofia platônica. O que conhecemos dela?

Vem, em influência forte, de Sócrates, que nada deixou escrito. Seu discípulo Plato (Platão), que significa ombros largos, encerregou-se de transmitir os fundamentos da sua doutrina, até hoje considerada a mais exata, isenta e correta sobre os fatos humanos e os que acontecem sobre a Terra.

           Este é um breve estudo, que não tem, absolutamente, a intenção de dissecar a filosofia platônica, seria atrevimento demais.

            Pretende-se, apenas, prender-se ao fato de Platão deu mais importância: o amor. Entendia o mestre que juntos, homens e mulheres podem construir uma sociedade igualitária, crescendo juntos tanto o homem como a mulher, atingindo metas, conseguindo chegar a objetivos comuns, refinando o amor entre si e os outros, construindo famílias fortes e por conseguinte, Vida e nação forte. Faz sentido, qualquer um é capaz de perceber isso de imediato. Crescem não só o amor, mas a gentileza, a compreensão, a educação, a sabedoria.

            Falou-se na união homem e mulher. Assim é, já que se sabe que na Antiga Grécia, homens jovens, na puberdade, entregavam-se aos mais velhos, sendo o hábito considerado comum. Atingida determinada idade, ou quando os pelos da barba surgiam, o amante era libertado. Sócrates, segundo tudo consta, foi um destes ‘donos’; condenado por “estar corrompendo a juventude grega”. Verdade ou não, é o que consta no “Julgamento de Sócrates”, de Platão.

            Continua-se. A sociedade grega foi considerada perfeita. Havia escravos, mas estes eram prisioneiros de guerra. Pelos relatos, não havia fome, desamparo ou abandono na doença. A sociedade era bastante igualitária e a política muito honesta, sempre sendo resolvida, em casos extremos, pelo plebiscito. Convocado, o povo resolvia qualquer questão, ato de democracia suprema que até hoje é praticado na Suíça.

            Crescer juntos é assim. Os valores positivos caminham na mesma marcha. Em suma, é a principal idéia da filosofia platônica, a filosofia do Amor.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

This reply was deleted.