Mensagens de Blog

TOP BABPEAPAZ

Francisco Buarque de Holanda

 

                                             Francisco Buarque de Holanda

 

Como não gostar do Chico Buarque?

Como não gostar do Chico, um cara da minha época, temos idades próximas.

Cantor, poeta, compositor e escritor. Amigo dos artistas musicais mais famosos que temos e tivemos. Chico é um homem comum, simples. O político é outra coisa, são idéias. Ele nunca foi nem vereador...

Ganhou muita antipatia por ser amigo de Lula e Dilma. Realmente, do modo de ver político, não recomenda ninguém. Ambos são uns vencidos pela sede de poder e corrupção, não adianta negar, mas o assunto não é esse.

Sua história é outra. Chico tem raízes intelectuais, viveu no meio deles, gente de peso, importância e notoriedade. Não é qualquer um que é parceiro e amigo de Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Baden Powel e tantos outros. Não é para qualquer um, todos sabem.

Começou moço, bem moço, com letras e músicas ainda não maduras, mas extremamente simpáticas. Mais: maturidade é conhecimento, nunca foi sinônimo de velhice. Das suas músicas, agrada-me sobremodo “Construção”, onde Chico mostrou o que sabe. Todos os versos são alexandrinos, e para completar, todos são proparoxítonos no seu final. Vão se alternando, até o término e a letra é grande.

Parabéns pelo Camões. Ele é concedido a autores da CPLP, Comunidade de Países de Língua Portuguesa, aos literatos que se destacaram pelo conjunto da sua obra. O prêmio maior, bom lembrar. Um milhão de euros, bem mais do que o Nobel, pago em dólares. Claro que a importância não é esta, o dinheiro. É o valor do prêmio intelectual, conquistado pelos tempos.

Só as suas letras, ao longo de anos o justificam, afinal ainda é o maior compositor vivo do Brasil.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

  • DIAMANTE BABPEAPAZ

    Por suas obras, Chico é merecedor de todo e qualquer premio.

    Não é sempre que se escuta um compositor completo, principalmente nos dias atuais.

    Quanto à sua política... ninguém é perfeito, não é mesmo?

    Abração, Jorge.

  • Viva Chico Buarque. 

  • PRATA BABPEAPAZ

    Homenagem mais que merecida ao grande compositor e escritor Chico Buarque. Ele tem obras que me encantam, muitas exatamente de acordo com o momento social que nosso país passava em determinada época. 

    Parabéns! Beijos.

     

     

  • DIAMANTE BABPEAPAZ

    Excelente intérprete e compositor! Parabéns, pela homenagem! Beijosssssssssss

This reply was deleted.