Mensagens de Blog

PRATA BABPEAPAZ

Dia do Professor -15 de outubro

O Dia do Professor



“Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina.”
Henry Adams - Historiador americano

Recordo de tempos passados em que o professor era considerado um educador, altamente respeitado na comunidade onde atuava, embora tivesse salários muito baixos, questão esta que vem de muito longe e que até hoje é causa da migração para outras profissões.

Durante anos seguidos fui professora no Estado de Santa Catarina, atuando em várias áreas do magistério. Testemunhei durante este tempo as condições se tornando cada vez mais difíceis para este profissional.

Sabemos o quanto se dedica um professor no preparo de aulas, dormindo pouco muitas vezes por ficar organizando conteúdos, provas, e corrigindo trabalhos de alunos noite a dentro. A carga horária é grande e muitos sentem a necessidade de dar muitas aulas para ganhar um pouco melhor. As salas estão cheias de alunos.

Mesmo com todas as dificuldades acabamos dedicando um carinho e amizade especiais a nossos alunos.

Lembro da paciência e do afeto das professoras das séries iniciais, que com todo cuidado ensinam as primeiras letras. Atuam como mães.

E a parte mais bela é a formação e orientação que surge dos temas estudados e trabalhados, das convivências e intercâmbios diários.

O aluno deve vir de casa com uma educação dada pela própria família, mas a escola também tem um importante papel nesta orientação.

A melhora, por parte dos governos, da situação dos professores, é algo repetido há anos seguidos, mas não é realizada. Ou se algumas coisas se realizam, há muitas mais que precisam ser resolvidas, melhoradas ou sanadas.

Quando a classe quer reivindicar direitos, não é ouvida, é oprimida e acaba sendo obrigada a entrar em greves, que são desgastantes para todos. Muitas greves estaduais ocorreram neste ano para reivindicar o piso salarial, que já é lei nacional há algum tempo. Alguns governos teimam em não dar o direito e outros tentam retirar do professor conquistas de tempos passados, por mais absurdo que possa parecer.

Os professores acabam ficando desprestigiados pela sociedade, há quantidade de jovens que não querem nem falar em fazer vestibular para uma carreira do magistério.

Todos sabemos da importância da Educação e da Cultura de um povo, para o desenvolvimento de uma Nação.

Todos passam pela escola, desde a pessoa mais simples até as autoridades, os Deputados, Juízes, Presidentes da República e Ministros.

Os diretores de escolas, por terem cargos de confiança, sempre garantem as normas e leis vindas “de cima”.

Desde a época do Marquês de Pombal o Ensino em nosso país era regido por interesses da Corte.

Várias cópias de leis dos EUA foram adaptadas ao Ensino brasileiro durante longo tempo.

Cumprimento com grande carinho os Professores neste 15 de outubro, porque são uns esforçados e valentes, valentia proveniente de valores.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

This reply was deleted.