Mensagens de Blog

PRATA BABPEAPAZ

15 de outubro é o Dia do Professor

    Ao  Mestre, com Carinho

                                                                                             Arlete Deretti Fernandes

“Todo aquele que passa por nossa vida, não vai só,

Deixa um pouco de si e leva um pouco de nós”.    

 

No dia“15 de outubro” é a data em que comemoramos em nosso país o Dia do Professor.

Neste dia, em 1827 , Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Foi somente em 1947, 120 anos após,  que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Iniciou-se a lembrança desta data em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 daRua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia  15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão".

Até os dias de hoje, milhares de professores fazem seu trabalho com amor, com paixão, com muita dedicação. A empatia, a simpatia, a amizade surgida entre mestres e alunos é uma energia que alimenta nossos ideais de amor pela humanidade.

Ensinar, transmitir  a outra criatura o conhecimento, dar-lhe orientação, ensinar-lhe conceitos para que possa viver melhor e ser feliz, é colaborar com o próprio Criador.

O vínculo  que criamos de professor e aluno é  algo sublime. É muito bom e gratificante encontrar  alunos na rua ou em outro local que, depois de muito tempo vêm ao nosso encontro e cumprimentam-nos com alegria e gratidão. 

Todas as pessoas consideradas de alta cultura e que atuam em cargos e profissões relevantes para uma Nação, como por exemplo, juízes em tribunais, médicos, senadores, governadores de Estado e até Presidentes da República, passaram por professores que os ensinaram desde as primeiras letras.

É difícil compreendermos o porque da falta de valorização do magistério, em todos os níveis. Ao fazermos um estudo mais profundo, descobrimos como a História da Educação em nosso país teve e tem grandes mestres, mas por outro lado esteve e está atrelada a muitos outros interesses nada nobres.

Parabéns, professor!!! 

 

Referências: WEB                                               

                                            

 

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Belas Artes Belas.

Join Belas Artes Belas

Comentários

  • BRONZE BABPEAPAZ

    80424754?profile=original

  • Sem favores... O professor é tudo. Meus aplausos pelo belíssimo texto, professora !                                                                                                                                                                                    Bjs do amigo Paolo. 

  • Boa noite Arlete!

    Excelente teu texto.

    Eu desconhecia  o porquê desta data ser neste dia.

    Agradeço tua presença e comentário.

    Abração com carinho

This reply was deleted.